Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 18.05.17 - 16h22

Aula de música erudita para jovens recifenses no Teatro de Santa Isabel

img_alt

Na próxima terça-feira (23), a partir das 10h, a Orquestra Sinfônica do Recife oferece mais uma edição dos Concertos para a Juventude, ação de formação de plateia para a música clássica no Recife. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

O projeto Concertos para a Juventude, oferecido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura, sobe ao palco do Teatro de Santa Isabel nesta terça-feira (23), às 10h, com o objetivo de formar novas plateias para música erudita no Recife. A apresentação é destinada a alunos de escolas públicas e privadas, músicos e jovens em geral. 

A aula-concerto tem iniciativa e coordenação do maestro titular da Orquestra Sinfônica do Recife, Marlos Nobre, e acontece sempre na véspera dos concertos oficiais da Orquestra Sinfônica do Recife no Teatro de Santa Isabel, equipamento cultural da Prefeitura do Recife.

Durante o concerto, os jovens poderão conhecer um pouco mais sobre a Abertura em Ré, do padre José Maurício Nunes Garcia, e histórias sobre a vida deste religioso e compositor do período colonial.   

Será executada também a clássica Marcha Nupcial, do compositor, pianista e maestro alemão do início do período romântico Felix Mendelssohn. O concerto encerra com a Sinfonia nº 40 em sol menor, do célebre compositor austríaco Wolfgang Amadeus Mozart, muito conhecida por conta do filme Amadeus

O projeto Concertos para a Juventude tem como prioridade atuar na formação musical de jovens do Recife, desenvolvendo entre esse público o interesse pela música clássica. Tudo isso por meio de um bate papo descontraído com o maestro Marlos Nobre, que revela casos interessantes sobre autores e composições famosas. Para muitos dos jovens que participam do projeto, os concertos oferecem não só a oportunidade de ver pela primeira vez uma orquestra tocar, mas também de conhecer o Teatro de Santa Isabel. 

Escolas interessadas em participar dos Concertos para a Juventude podem realizar o agendamento pelo telefone: 3355-3323. 

CONCERTO OFICIAL ­– No dia seguinte, às 20h da quarta-feira (24), a Orquestra Sinfônica do Recife, a mais antiga em atividade ininterrupta, volta a subir ao palco do Santa Isabel para realizar o terceiro concerto oficial de 2017. A apresentação é aberta ao público e gratuita. O repertório será o mesmo tocado para os estudantes. Para assistir, basta retirar o ingresso no teatro uma hora antes da apresentação.