Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 18.05.18 - 21h33

Educadores esportivos participam de qualificação voltada para o handebol

img_alt

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer promoveu palestra e atividades esportivas para instigar os profissionais que atuam nos programas Esporte é Fundamental e Núcleos Municipais de Esportes. (Foto: Cortesia)

 

O handebol foi a pauta em discussão durante um novo módulo de formação para os profissionais que atuam nos programas Esporte é Fundamental e nos Núcleos Municipais de Esportes, executados pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. O encontro aconteceu na manhã desta sexta-feira (18), na Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Educadores do Recife Paulo Freire, na Madalena.

O momento contou com as experiências do conterrâneo Cristiano Rocha, atual técnico da Seleção Brasileira de Handebol Júnior Feminino, e da presidente do Conselho Regional de Educação Física, Nadja Harrop. “Satisfação em voltar para minha terra natal e falar de um assunto que tanto amo. Momento que debatemos sobre o handebol, modalidade que ainda está ganhando seu espaço no Brasil. A expectativa é de deixar aqui muita coisa boa para os professores e ajudar no dia a dia deles”, afirma Cristiano Rocha.

“Hoje em dia esse tipo de qualificação é de grande contribuição na nossa formação como profissional da área. Isso nos ajuda a suprir as deficiências nas modalidades menos trabalhadas. A gente tem sempre a necessidade de se capacitar para conseguir passar as melhores informações para os nossos alunos”, afirma o professor Aurélio Nascimento, de 48 anos, que atua no Esporte é Fundamental.

A professora Ana Verônica de Lima, de 42 anos, também teve a oportunidade de qualificação em sua área. “Discutir o esporte é uma necessidade constante. Como a gente trabalha diretamente com a base exige uma melhor capacitação para melhor desempenho dos alunos”.

O calendário de qualificação tem como proposta atualizar os profissionais de educação física. As aulas são divididas em 10 módulos sobre as modalidades participantes do programa Esporte é Fundamental. Este programa funciona como escolinhas de modalidades específicas. Atualmente são 10 escolinhas dos módulos handebol, badminton, natação, atletismo, voleibol, futsal, luta olímpica e basquete. A estimativa é que são atendidas 100 crianças por núcleo, um total de mil alunos em todo o programa.

Já os Núcleos Municipais de Esportes democratizam o acesso ao Esporte Educacional para estudantes da rede municipal de ensino. Ele acontece exclusivamente dentro das escolas municipais e atualmente está em 25 unidades. As modalidades são futsal, handebol, voleibol, basquete, atletismo e badminton.