Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 18.05.18 - 21h29

PCR discute o cuidado de crianças e adolescentes em situação de violência

img_alt

O evento disponibilizou 100 vagas gratuitas abertas ao público na Policlínica Lessa de Andrade. (Foto: Cortesia)

 

O centro de referência para o cuidado das crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência - Cercca, da Secretaria de Saúde do Recife, promoveu, na manhã desta sexta-feira (18),  discussão com o tema "Dialogando sobre o cuidado de crianças e adolescentes em situação de violência", em alusão ao Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual da Criança e do Adolescentes. O assunto foi tratado no auditório da Policlínica Lessa de Andrade, localizada no bairro Madalena, onde funciona o Cercca. 
 
Na ocasião, os profissionais de saúde dialogaram sobre o cuidado com as crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência, e os serviços da Cercca. O Centro presta assessoria jurídica às vítimas que buscam a responsabilização do agressor. Para isso, conta com a parceria do Centro Dom Helder Câmara de Estudos e Ação Social (Cendhec). O atendimento é intersetorial, e envolve outros órgãos que oferecem esse tipo de assistência, além de contar com psicológico, assistente social e médico e fazer encaminhamentos para programas e serviços de acordo com a necessidade da família. São disponibilizados 20 atendimentos por profissional, somando 80 vagas por semana. O Cercca funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.
 
O evento, gratuito, foi aberto ao público e disponibilizou 100 vagas. Participaram da palestra os profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - Nasf, dos Distritos Sanitários e das políticas públicas de saúde do Recife.
 
Cercca - O Centro de referência para o cuidado das crianças, adolescentes e suas famílias em situação de violência é um serviço que foi criado com intuito de garantir a atenção integral à saúde deste público, atuando como referência na assistência psicológica, social, matriciamento da rede de saúde e articulação intersetorial.