Gabinete do Prefeito

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 18.05.18 - 18h56

Recife ganha Área de Proteção ao Ciclista de Competição na Via Mangue

img_alt

O prefeito Geraldo Julio anunciou, nesta sexta (18), os detalhes do projeto que transforma a pista Oeste da Via Mangue numa APCC todas as terças, quintas e sábados, após o sucesso de um período de testes. (Fotos: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 


A comunidade esportiva do Recife tem mais um motivo para comemorar. O Recife agora passa a contar com uma Área de Proteção ao Ciclista de Competição (APCC), localizada na pista oeste da Via Mangue. O prefeito Geraldo Julio anunciou na tarde desta sexta-feira (18), a implantação do espaço que já passou por um mês de testes com grande sucesso e adesão dos ciclistas. A iniciativa, fruto de uma demanda da comunidade esportiva, é uma ação da Prefeitura do Recife, realizada por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

 

“Este vai ser um espaço voltado para os ciclistas na Via Mangue, que vai acontecer todas as terças, quintas e sábados. Uma grande conquista para os ciclistas e triatletas da cidade que vão poder fazer agora, com tranquilidade e segurança, o seu treinamento. Esta foi uma sugestão dos próprios ciclistas, e é isso que eu acho importante, a Prefeitura se junta com a sociedade e consegue mais um grande avanço”, declarou o prefeito Geraldo Julio.

 

O espaço, que já passou por um período de testes durante um mês, vai poder ser utilizado pela comunidade esportiva sempre as terças e quintas, das 4h às 6h, e aos sábados, das 4h às 8h. Desde que começou a funcionar em fase de testes há pouco mais de um mês, a  APCC com uma média de 200 participantes por dia.Nos horários de interdição da pista oeste da Via Mangue, o condutor que deseja acessar as vias do entorno da comunidade Jardim Beira Rio deverá seguir pela Avenida Herculano Bandeira e girar à direita na Rua Arquiteto Augusto Reinado. Já os condutores que pretendem acessar os demais bairros da Zona Sul da cidade deverão utilizar a Avenida Domingos Ferreira.


Para o ciclista Nilson Carvalho, o novo espaço é uma grande conquista. “Esta via comparada a de outras cidades é um exemplo, tanto pela qualidade do asfalto, quanto pela extensão. Poucas são as cidades que tem condições para a atividade esportiva do ciclismo, como hoje Recife tem. Antes tínhamos que conviver com outros veículos e nem sempre os motoristas respeitavam nem tinham consciência que podíamos coexistir. Já passamos por muitas situações desconfortáveis. Agora podemos treinar com mais tranquilidade e segurança”, comemorou.


A secretária de Turismo e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça, também falou do benefício da implantação. “Ouvimos uma demanda da população e estamos implantando um projeto que é relativamente simples, mas que tem um grande impacto e um grande alcance. O pleito dos ciclistas é que eles tivessem um espaço para fazerem seus treinamentos, então agora nestes dias a Via Mangue recebe estes usuários para que possam pedalar com segurança”, pontuou a secretária.

 

Segundo a presidente da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), Taciana Ferreira, a intervenção não vai interferir no trânsito da região. “A partir do momento que recebemos esta solicitação de fechar pista oeste da Via Mangue para os ciclistas, a primeira coisa que nós observamos foi qual seria o impacto. Analisamos o horário que é de baixo fluxo, tanto durante a semana quanto aos sábados, e, na fase de testes, monitoramos se haveria impactos no trânsito ou eventuais reclamações. Os resultados foram muito positivos e agora esperamos que o espaço atenda bem aos esportistas, permitindo que eles façam seus treinamentos em segurança”, afirmou.