NOTÍCIAS

| 18.06.12 - 19h49

Mulheres de Jardim São Paulo participam de ação de combate ao câncer de mama

Atividades como exames também serão oferecidos pela Secretaria de Saúde do Recife nesta terça-feira (19)

Por Junior Aguiar

A Secretaria de Saúde do Recife promoveu durante esta segunda-feira (18) um mutirão de combate ao câncer de mama no bairro de Jardim São Paulo, na zona sudoeste da cidade. A mobilização aconteceu no Centro de Saúde Professor Fernandes Figueira e contemplou usuárias da unidade e moradoras da comunidade. A ação será repetida nesta terça-feira (19), das 8h30 ao meio-dia e das 13h30 às 16h30.

Logo na entrada das dependências do Centro, uma clínica móvel foi estacionada. Os exames aconteceram numa unidade móvel da Secretaria, equipada com mamógrafo digital. O exame ajuda na detecção precoce de câncer de mama. Foram disponibilizados 80 procedimentos. A primeira etapa do processo consistia em responder a um rápido questionário. Em seguida, as mulheres eram submetidas à avaliação radiológica. Os resultados deverão ser divulgados em 15 dias. As usuárias que apresentarem algum problema serão encaminhadas para serviços especializados.

A gerente do Centro de Saúde, Elione Ricardo, disse que a mobilização facilita a vida daquelas que querem cuidar da saúde. “Nosso objetivo é prevenir e orientar sobre os cuidados a respeito do câncer de mama Dificilmente as mulheres procuram por livre e espontânea vontade um local para realizar prevenções. O equipamento móvel é importante também por ajudar aquelas que não têm condições de se deslocar para procurar esse suporte”, comentou.

A empregada doméstica Adriana Lima realizou o exame pela primeira vez e afirmou ter ficado contente pela possibilidade de fazer um teste de alta complexidade tão perto de casa, gratuitamente. “Graças a essa mobilização estou podendo me prevenir. Agora, vou saber se tenho alguma doença ou não. Fiquei muito satisfeita por essa oportunidade”, declarou.