NOTÍCIAS

| 18.06.12 - 13h58

Secretaria de Saúde disponibiliza postos extras de vacinação contra a poliomielite

Unidades estarão disponíveis em espaços como shopping centers e filiais de grandes redes de supermercado
 
Por Larissa Correia
 
De forma a ampliar o acesso da população à vacina contra a poliomielite, além das unidades da rede municipal, a Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Saúde, disponibiliza postos extras em locais de grande circulação na capital pernambucana. Eles estarão disponíveis em pontos como shopping centers e filiais de grandes redes de supermercados nos bairros Afogados, Boa Vista, Estância, Ilha Joana Bezerra e Santo Amaro. A dose deve ser aplicada em crianças com menos de cinco anos de idade.
 
Entre 18 e 22 de junho, das 8h30 às 11h30 e da 14h30 às 16h30, pais e responsáveis podem procurar as estruturas montadas na área de acesso ao Hiperbompreço da Estância e ao Supermercado Todo Dia de Afogados. Exclusivamente nos próximos dias 19 a 21, das 9h30 às 15h30, a população encontrará a vacina nos shoppings Boa Vista e Tacaruna (Santo Amaro) e na sede da AACD - Associação de Assistência à Criança Deficiente, na Ilha Joana Bezerra.
 
A campanha de vacinação foi lançada oficialmente no Recife no último sábado (16). A primeira dose foi aplicada pelo secretário municipal de Saúde, Humberto Antunes. Até a manhã desta segunda-feira (18), mais de 41 mil crianças receberam as duas gotinhas que protegem contra a paralisia infantil. Na capital pernambucana, o público estimado é de aproximadamente 103,4 mil meninos e meninas com cinco anos de idade incompletos. A meta do Governo Federal é cobrir pelo menos 95% desse universo, o equivalente a cerca de 98,2 mil indivíduos.
 
Como parte da estratégia municipal, a Secretaria de Saúde do Recife ainda disponibilizou um posto temporário na tarde deste domingo (17), no Sítio Trindade, em Casa Amarela. No último dia 10, também foram montados pontos extras nos parques da Jaqueira e Dois Irmãos.
 
Poliomielite – É uma doença infectocontagiosa grave, causada e transmitida pelo poliovírus. A infecção ocorre por via oral-fecal. Ela atinge o sistema nervoso e pode provocar paralisia, principalmente nos membros inferiores. Existe de forma endêmica no Afeganistão, Índia, Nigéria e Paquistão e está presente em outros 22 países, como Angola, Uganda, Sudão, Libéria e Senegal.
 
A estratégia anual de campanha nacional em duas etapas de vacinação contra a poliomielite foi adotada pelo Brasil em 1980, como forma de acelerar a extinção da doença em território nacional. Graças a ela, o País ficou livre dos vírus causador da doença desde 1989, quando o último caso foi registrado em Souza, na Paraíba. Em 1994, o Brasil recebeu o Certificado Internacional de Erradicação da Transmissão Autóctone do Poliovírus Selvagem.
 
Postos volantes da campanha de vacinação contra a poliomielite
 
Entre 18 e 22 de junho, das 8h30 às 11h30 e das 14h30 às 16h30:
 
* Hiperbompreço (Estância):
Avenida Recife, 3.777
 
* Supermercado Todo Dia (Afogados):
Estrada dos Remédios, 162
 
De 19 a 21 de junho, das 9h30 às 15h30
 
AACD – Associação de Assistência à Criança Deficiente:
Avenida Advogado José Paulo Cavalcanti, 155, Ilha Joana Bezerra
 
Shopping Boa Vista:
Rua do Giriquiti, 48
 
Shopping Tacaruna:
Avenida Governador Agamenon Magalhães, 153, Santo Amaro