NOTÍCIAS

| 18.06.15 - 15h21

Capacitação sensibiliza profissionais para melhorar atendimento à pessoa com deficiência

Profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf) da Secretaria de Saúde do Recife serão capacitados nesta segunda-feira (22) para qualificar o atendimento a pessoas com deficiência nas unidades da rede municipal. A capacitação dos cerca de 120 profissionais vai acontecer entre 8h e 17h, no auditório da Policlínica Lessa de Andrade. Mais de 600 agentes comunitários de saúde já passaram por formação nos Distritos Sanitários I, VI e VIII. Ao todo, cerca de 2 mil profissionais da rede vão ser capacitados.

Entre os assuntos abordados estão o convívio com a pessoa com deficiência; a Política Municipal de Atenção Integral à Pessoa com Deficiência; a Rede de Cuidados da Pessoa com Deficiência; qualificação e aprendizagem profissional da Pessoa com Deficiência para a Inclusão no Mercado de Trabalho.

“A proposta é sensibilizar os nossos profissionais, já que eles têm contato direto com os usuários, para que eles tenham mais conhecimentos sobre os direitos das pessoas com deficiência”, afirmou a coordenadora da Política de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência, Gabriela Magalhães.

Uma das dúvidas mais comuns é em relação ao Benefício de Prestação Continuada (BPC), cujos profissionais vão poder informar sobre as regras do benefício. De acordo com a Lei 12.470 e o Decreto 7.617, de 17.11.2011, enquanto a pessoa com deficiência estiver exercendo atividade remunerada, o BPC será apenas suspenso (sem perder definitivamente), permitindo que o usuário volte a receber o benefício se sair do trabalho.

Além disso, a lei também trouxe outra novidade: a pessoa com deficiência que recebe o benefício pode fazer um curso de aprendizagem profissional recebendo meio salário mínimo por mês e continuar recebendo o valor do BPC por um período de no máximo 2 anos.

Nasf - O Núcleo de Apoio à Saúde da Família foi criado pelo Ministério da Saúde em 2008 com o objetivo de apoiar a consolidação da Atenção Básica no Brasil, ampliando as ofertas de saúde na rede de serviços, assim como a resolutividade, a abrangência e o alvo das ações.