Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 18.06.18 - 15h22

Orquestra Sinfônica do Recife apresenta concertos gratuitos

img_alt

Amanhã (19) o Teatro de Santa Isabel receberá crianças e adolescentes pelo Projeto Concertos para a Juventude. A partir das 10h, e maestro Marlos Nobre e toda a orquestra vão realizar uma bela aula-espetáculo. Na quarta-feira (20), às 20h, será a vez do quarto concerto oficial da temporada. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Em meio à programação junina da Capital pernambucana, a Prefeitura do Recife também promove concertos gratuitos para quem já é fã ou deseja conhecer a música erudita. Amanhã (19), será realizada a aula-espetáculo para crianças e adolescentes do projeto Concertos para a Juventude, a partir das 10h, no Teatro de Santa Isabel. Na quarta-feira (20), todo o público é convidado para assistir o quarto concerto oficial da temporada 2018, às 20h, na mesma casa.

O maestro Marlos Nobre vai receber os jovens para uma aula sobre instrumentos, sonoridades, composições e compositores eruditos de todo o mundo amanhã (19). O objetivo do projeto elaborado pelo próprio maestro é formar público para a música clássica e também para o teatro, espaço de celebração e exercício da arte. O Concertos para Juventude precede todo mês as apresentações oficiais da Orquestra. Para participar da aula, é preciso fazer a inscrição pelo telefone 3355-3323.

Já para participar do concerto oficial da quarta-feira (20) basta chegar com uma hora de antecedência e retirar o ingresso na bilheteria. No programa do maestro Marlos Nobre para as apresentações estão Robert Schumann e o mais popular entre os compositores eruditos: Mozart, de quem será executada a abertura da ópera As Bodas de Fígaro (Le Nozze di Figaro) para orquestra. Nobre considera-a como uma obra leve, instigante e poderosa, uma peça fundamental para a popularização da ópera no mundo, uma das mais belas.

Ópera cômica em quatro atos, a abertura da ópera As Bodas de Fígaro (Le Nozze di Figaro) foi escrita em 1786, baseada em um libreto italiano escrito por Lorenzo da Ponte. “A história conta como os empregados da corte, Figaro e Susanna, conseguiram se casar. Eles tiveram a cumplicidade de um outro empregado, o mais ilustre da corte, o Conde Almaviva, que depois seduziria Susanna, ensinando a ela sua peculiar noção da fidelidade”, explica o maestro Marlos Nobre.

Do repertório de Robert Schumann, será executada a Sinfonia nº 3 em mi bemol maior Renana, a terceira sinfonia do compositor, que, na época, profetizou que o 4° movimento haveria de tocar o coração do público. “O 4º movimento é possivelmente um dos mais belos jamais escritos por Schumann, com sua dramaticidade eloquente e a exploração magnífica dos instrumentos de metal, desenvolvido como um canto solene e dramático.”

 

Serviço

Concertos para Juventude

Data: Terça-feira, 19 de junho

Horário: 10h

Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)

Inscrições: 3355-3323

 

Quarto Concerto Oficial da Temporada 2018 da Orquestra Sinfônica do Recife

Data: Quarta-feira, 20 de junho

Horário: 20h

Local: Teatro de Santa Isabel (Praça da República, Bairro de Santo Antônio)

Entrada franca. Ingressos distribuídos na bilheteria do teatro, uma hora antes da apresentação

Informações: 3355-3322