Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 18.06.18 - 15h52

PCR realiza campanha em alusão ao Dia Estadual de Luta Contra a Hanseníase

Cerca de 40 profissionais de saúde realizam busca ativa de hanseníase na comunidade Coque

 

A Secretaria de Saúde do Recife por meio do Programa de Doenças Negligenciadas - Sanar Recife realiza campanha em alusão ao Dia Estadual de Luta Contra a Hanseníase, nesta terça-feira (19), das 8h às 12h, na Unidade de Saúde da Família Coque Berilo, localizada no bairro Ilha de Joana Bezerra, Rua Guapirama, Nº 65.

Cerca de 40 profissionais de saúde, entre eles: médicos de saúde da família e comunidade, médicos dermatologistas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, agentes comunitários de saúde e representantes das coordenações das políticas de saúde, estarão divididos em cinco salas para atendimento ao público na comunidade do Coque. O objetivo da campanha é realizar atividades de busca ativa de casos novos, através da triagem das manchas suspeitas na pele, realização do exame de sintomáticos dermatoneurológico para diagnóstico da doença e avaliação odontológica para os casos confirmados.

Na ocasião, estarão disponíveis três salas para atendimento dermatológico; uma sala de avaliação do grau de capacidade, com a presença do terapeuta ocupacional, do Núcleo de Apoio a saúde da família. - Nasf e uma sala destinada ao atendimento odontológico específico para casos confirmados de hanseníase. "A busca ativa dos casos, atividades de educação em saúde e a avaliação de contatos dos casos confirmado são importantes para a população, pois favorece o diagnóstico precoce da hanseníase e propicia o acesso ao tratamento adequado em tempo hábil", avaliou Sâmmea Grangeiro, coordenadora Municipal de Hanseníase.

Números - No ano de 2017, foram detectados 475 novos casos, o que representa 19,86 % dos casos do Estado de Pernambuco. Entre esses, destacam-se 30 casos em menores de 15 anos de idade, representando 15,62 % dos números estadual.

Hanseníase é uma doença infecciosa, crônica, de grande importância para a saúde pública devido à sua magnitude e seu alto poder incapacitante, atingindo principalmente a faixa etária economicamente ativa.  Todas as unidades de saúde da família do Recife realizam tratamento da doença.