Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 18.06.18 - 12h14

Prefeito Geraldo Julio entrega novas moradias no Residencial Miguel Arraes

img_alt

Na manhã desta segunda (18), o gestor entregou 31 unidades habitacionais do conjunto que faz parte da primeira etapa do PAC Beberibe (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

A manhã desta segunda-feira (18), foi de muita alegria para 31 famílias que antes viviam às margens dos Rios Beberibe e Morno. O prefeito Geraldo Julio, cumprindo mais uma agenda na área de habitação, entregou a 8ª etapa do Conjunto Residencial Miguel Arraes, na Rua Pereira Barreto, no bairro do Passarinho, Zona Norte do Recife. As moradias fazem parte da primeira etapa do PAC Beberibe, obra de saneamento integrado executada pela Secretaria de Saneamento do Recife.

“Essa é mais uma entrega de casas que estamos realizando. Chegamos a mais de 10 mil pessoas no Recife que receberam casa nova. A cidade ainda tem um déficit habitacional muito grande, mas a gente tem trabalhado muito. Hoje 31 famílias receberam a casa muito bem finalizada, o acabamento é muito bem feito, especialmente, para idosos, que recebem uma casa completamente acessível”, declarou o prefeito Geraldo Julio sobre a entrega das casas, que seguem o padrão de qualidade estabelecido pela Prefeitura do Recife, com reboco, forro de gesso, pintura e cerâmica nas áreas molhadas. As moradias são estilo duplex e possuem dois quartos, sala, cozinha e banheiro e seis unidades construídas especialmente para idosos. Com mais esta etapa já foram entregues 254, das 304 unidades previstas para todo o Habitacional Miguel Arraes

Antes de serem beneficiadas com as residências, as famílias moravam nos bairros de Beberibe, Linha do Tiro e Dois Unidos, às margens do rio, em situação precária. Íris Nunes da Costa foi uma das beneficiadas com a casa e falou da emoção em ter um novo lugar para morar. “Antes eu morava numa ocupação. Chovia, entrava água, era muita sujeira. E agora, depois de quinze anos de espera, estou muito feliz. Agradecida a Deus, primeiramente, mas também ao prefeito, que olhou por nós. Tenho 47 anos e nunca pensei em ter a minha casa própria”, falou emocionada a comerciante.

Cada residência tem entre 47m² e 53m², e algumas residências construídas especialmente para idosos, com portas mais largas e quartos no térreo. Com o objetivo de garantir boa convivência entre os moradores, a Gerência de Desenvolvimento Social da Secretaria de Saneamento também realizou um trabalho social, debatendo temas como moradia verticalizada, uso correto do sistema de esgotamento sanitário e sustentabilidade do empreendimento.

“Desde que o prefeito Geraldo Julio assumiu a gestão ele solicitou que as casas atendessem a este padrão de qualidade, com reboco, forro de gesso, pintura e cerâmica nas áreas molhadas. As casas têm luz, chuveiro, é totalmente completa no padrão de qualidade digna para essas pessoas", afirmou André Correia, secretário de Saneamento do Recife.

O PAC Beberibe envolve entre outras melhorias a construção de uma via de 5 km de extensão margeando o rio Beberibe, e faz a realocação dessas pessoas que antes moravam em péssimas condições e que agora terão uma melhor qualidade de vida, com moradia e sistema de saneamento integrado.

Desde 2013, a Prefeitura do Recife já entregou 17 Conjuntos Habitacionais, totalizando 1749 novas moradias de As obras desses conjuntos habitacionais entregues pela Prefeitura do Recife foram executados pelas Secretaria de Saneamento e Secretaria de Infraestrutura e Habitação e URB .Outros nove conjuntos estão em fase de execução e somam 1.475 novas unidades habitacionais.