NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 18.06.18 - 10h57

Prefeitura do Recife realiza o I Fórum para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial do Recife

 

Organizado pela Diretoria de Preservação do Patrimônio, o encontro reunirá representantes da cultura recifense. O Fórum é o primeiro passo das discussões para a criação da salvaguarda do Patrimônio Imaterial do Recife.

 

Dentre tantos detalhes, a identidade de uma cidade também está ligada diretamente ao sentimento de pertencimento e aos mecanismos de preservação. Olhando para o futuro e para a história da cidade, a Prefeitura do Recife sedia na manhã desta segunda-feira (18) o I Fórum para a Salvaguarda do Patrimônio Imaterial do Recife. O encontro, que contará com a presença de mais de 16 entidades representativas da cultura recifense, será realizado no Museu da Cidade do Recife – Forte das Cinco Pontas. O objetivo é de indicar diretrizes para construção de uma política municipal que venha a salvaguardar o patrimônio imaterial da cidade. O encontro é promovido pela Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC), departamento ligado à Secretaria de Planejamento Urbano.

Aos 481 anos, o Recife é dono de uma riqueza histórica e cultural que está impressa nas pontes que ligam toda a cidade, na arquitetura que ajudam a contar as diversas fases da história da capital pernambucana, nas igrejas seculares. Mas a cultura de uma cidade está, sobretudo, no seu legado imaterial. O Fórum é o primeiro movimento feito pela gestão municipal no sentido de reunir o poder público, em suas diversas instâncias, às entidades que representam bens culturais que fazem parte das identidades do Recife. Dentre outras instituições, participam do encontro as Associações de Maracatu de Baque Solto e de Baque Virado, a Associação de Índios e Caboclinhos de Pernambuco, a Federação de Sambistas de Pernambuco e representantes de religiões de matriz afrobrasileira.

“Escutar e trocar experiências com os detentores de bens culturais é fundamental para a criação da salvaguarda do patrimônio imaterial da nossa cidade. São elementos que contam a história não só do Recife, mas têm uma relação estreita com os bairros onde nasceram”, explica Lorena Veloso, gerente geral da DPPC. “Nossa equipe trabalhou no levantamento de dados e na formulação de diagnóstico que auxiliarão nossos debates”, completou.

Depois de conhecer a programação estabelecida para as atividades durante o Fórum, os participantes serão encaminhados, em grupos, para as salas temáticas: Transmissão de Saberes, Formação e Valorização; Gestão Compartilhada e Participação Social; e Sustentabilidade, Economia e Economia da Cultura. Os grupos terão a oportunidade de passar pelas três temáticas para contribuir com a expertise de cada integrante. A partir de um trabalho que busca lançar diversos olhares sobre a temática ‘patrimônio imaterial’, a equipe técnica da DPPC espera extrair um material com perspectivas diferentes e amplas. 

Ao final dos debates nos grupos, o conjunto de informações trabalhadas em cada eixo será apresentado, de forma resumida, na plenária. Neste momento serão deliberados os próximos passos, devendo a DPPC encaminhar o produto final com todos os eixos debatidos coletivamente enquanto insumo para as próximas reuniões.