Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 18.07.18 - 19h26

PCR promove capacitação em Saúde Mental

 
Curso nesta quinta-feira (19) é oferecido aos profissionais da Secretaria de Saúde do Distrito Sanitário 2
 
 
 
Os Agentes de Saúde Ambiental e Controle de Endemias do Recife (ASACE) vão receber, nesta quinta-feira (19), no Auditório do Centro Integrado de Saúde Amaury de Medeiros (CISAM), na Rua Visconde de Mamanguape, no bairro da Encruzilhada, uma capacitação que tem por objetivo discutir meios que auxiliem o trabalho de acompanhamento junto às pessoas em situação de sofrimento e transtorno mental.
 
O Curso “O Agente de Saúde Ambiental nos Territórios da Saúde Mental” será oferecido aos profissionais do Distrito Sanitário II, entre 8h e 16h.
 
O trabalho dos agentes comunitários envolve visitas domiciliares nas quais reconhecimentos de sinais, sintomas, contextos de crises em saúde mental devem ser identificados. A programação contará com palestras, mesas de debate e rodas de conversas sobre o tema.
 
 
PROGRAMAÇÃO:
 
8h - Acolhimento com dança circular
08h30 - “Por que as pessoas em sofrimento mental têm o direito de viver em comunidades?”. Palestrante: Patrícia Lopes da Veiga Pessoa, assistente social do CAPS José Carlos Souto.
9h30 – “Ética do cuidado e da responsabilidade nas práticas do ASACE”. Palestrante: José Marcos da Silva, da Integração Ensino e Serviço DS 2
10h30 - Plenária de enlace: debate.
11h30 - Almoço.
13h - “Manejo de situações envolvendo sujeitos em sofrimento mental no território”. Palestrante: Vinicius Batista Vieira – Do CAPS Psiquiatra Zaldo Rocha.
14h -“Cuidados que facilitam a visita domiciliar do ASACE no território”. Palestrante: Eliane Maria de Santana, psicóloga do Núcleo de Apoio da Família.
15h - “Fluxo e articulação para as situações de conflitos identificados nas visitas”. Palestrante: Lilian Gominho, chefe de divisão distrital de Vigilância em Saúde.
15h30 - Debate.
16h - Despedida: Danças percussivas e afro-brasileiras