NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 18.08.15 - 14h41

​​Plantio beneficia ruas da Iputinga e do Engenho do Meio

A ação da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Recife visa criar microclimas nas vias para amenizar as temperaturas e combater as ilhas de calor

 

Mais de 200 árvores começam a ser plantadas, nesta quarta-feira (19), nos bairros da Iputinga e Engenho do Meio, Zona Oeste do Recife. A ação realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SMAS) visa criar microclimas nas vias da área para amenizar as temperaturas e combater as ilhas de calor. A região passou por um processo intenso de urbanização e é considerada uma das mais áridas da cidade. As primeiras mudas serão colocadas, a partir das 8h, na Rua Manoel Deus Dará (Engenho do Meio) e, depois, na Estrada do Barbalho (Iputinga).

Ao todo, a Iputinga receberá 122 mudas, sendo a maioria de grande porte e nativa do bioma da Mata Atlântica. Só a Estrada do Barbalho receberá cerca de 30 exemplares. Outras sete ruas também serão beneficiadas com a ação, ganhando quaresmeiras, Ipês (Amarelo e Rosa), além de Pau Brasil. “Queremos ampliar a cobertura verde nos passeios da cidade, priorizando sempre as espécies nativas. Ações como essas proporcionam conforto térmico e melhoria na qualidade de vida das pessoas”, afirma a secretária de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Cida Pedrosa.

No Engenho do Meio, serão plantas 80 mudas, em sete ruas (Araruna Amaro Lopes Medeiros, Silvino Lira, Carlos de Brito, Dom João Moura, Manoel Deus Dará, Antônio Curado). O serviço de arborização no bairro representará um acréscimo de 2.552,72 m2 de área de copa. “Esses bairros também possuem um aspecto favorável à recomposição da flora. As ruas têm calçadas com boas dimensões para receber as plantas, que poderão variar de pequeno a grande porte”, detalhou Cida Pedrosa. 

Essa iniciativa é executada por meio de uma compensação ambiental estabelecida pelo Município à Tecnia Construtora e à Padaria Além do Pão, integrando o Projeto de Revitalização de Áreas Verdes (PRAVs). A mitigação é promovida sempre que uma companhia opta por erguer empreendimentos em setor de sustentabilidade ambiental, isto é, em quadras situadas às margens de rios e cursos d’água, ou ainda em quadras limítrofes ao Parque dos Manguezais e cais da cidade. 

Além do plantio, a empresa fica responsável por fazer a manutenção das plantas por um ano, incluindo todos os tratos culturais (adubar, corrigir o solo, irrigar, etc). Em caso de morte do vegetal, é necessário fazer o replantio. Os custos e a execução da iniciativa ficam a cargo da instituição privada, sendo orientada e fiscalizada pela SMAS.

 

Serviço

O quê: Plantio de mais de 200 árvores nos bairros da Iputinga e Engenho do Meio

Quando: nesta quarta-feira (19).

Onde:

Às 8h, na Rua Manoel Deus Dará, no Engenho do Meio. Plantio na calçada da Praça Doutor Arnaldo Assunção.

Às 9h, na Estrada do Barbalho, na Iputinga. Próximo ao Detran.