Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 18.08.17 - 15h56

Serviços e ações de saúde na 16ª Semana Municipal da Pessoa com Deficiência

img_alt

Em dezembro do ano passado, a Prefeitura do Recife criou a Política Municipal de Saúde Integral das Pessoas com Deficiência (Foto: Cortesia)

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO AQUI

A Secretaria de Saúde da Prefeitura do Recife realizará uma série de atividades dentro da 16ª Semana da Pessoa com Deficiência, que será realizada entre a próxima segunda-feira (21) e o dia 28, em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Política Sobre Drogas e Direitos Humanos. A programação inclui rodas de diálogo, palestras, capacitações voltadas para os profissionais da rede, oficinas e ações de saúde com realização de exames, e vai acontecer nas unidades de saúde dos oito Distritos Sanitários e no Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha.

Em dezembro do ano passado, a Prefeitura do Recife criou a Política Municipal de Saúde Integral das Pessoas com Deficiência, com a proposta de articular e integrar ações e serviços de saúde para ampliar o acesso, qualificar o atendimento e promover a inclusão social, visando à melhoria da qualidade de vida dessa população.

Além disso, a Secretaria de Saúde oferta serviços exclusivos para as pessoas com deficiência, a exemplo do caminhão de mamografia adaptado com rampa de acesso. Para garantir o atendimento das mulheres com deficiência, mesas ginecológicas automáticas, projetadas para acomodar confortavelmente as usuárias, estão instaladas na Policlínica Waldemar de Oliveira, em Santo Amaro; na Policlínica e Maternidade Barros Lima, em Casa Amarela; na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena; e na Maternidade Bandeira Filho, em Afogados. O Hospital da Mulher do Recife Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, dispõe de cama ginecológica e mamógrafo adaptáveis para a realização de exames.

Atenção Básica – Unidades Básicas de Saúde com equipes de saúde bucal  e 20 Equipes  do Núcleo de Apoio à Saúde da Família que priorizam ações estratégicas de  promoção da identificação precoce das deficiências, por meio da qualificação do pré-natal e da atenção na primeira infância, vacinação contra doenças transmissíveis, medidas contra doenças sexualmente transmissíveis, ações educativas para o envelhecimento saudável  e de promoção à saúde da pessoa com deficiência.

Para garantir acessibilidade à informação de pessoas com deficiência visual, a Gerência de Atenção Básica disponibiliza a cartilha em braile sobre os cuidados com a saúde da criança.

Atenção Especializada – A Rede de Cuidado à Pessoa com Deficiência do Recife é constituída de serviços próprios e conveniados – de reabilitação auditiva, física, visual e intelectual distribuídos nos VIII Distritos Sanitários. Entre os serviços da rede própria está o Núcleo de Desenvolvimento Infantil (NDI), criado em 2016  na Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena. O serviço dispõe de equipe multiprofissional voltado para estimulação precoce de crianças com atraso no desenvolvimento.

Os Centros de Especialidades Odontológicas (CEO) estão localizados dentro de três policlínicas da Prefeitura do Recife:  Policlínica Salomão Kelner, em Água Fria; Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena; Policlínica Agamenon Magalhães, em Afogados; e também no Centro de Especialidade Odontológica da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Projeto  Além  do Olhar – Parceria entre as Secretaria  de Saúde e de Educação, e convênio com a Fundação Altino Ventura, tem o objetivo de ofertar reabilitação visual baseada na comunidade para crianças e adolescentes de 5 a 17 anos residentes do Recife.