NOTÍCIAS

| 18.09.14 - 17h33

Vigilância Sanitária interdita dois supermercados no Recife

Outros dois estabelecimentos receberam notificação

A Vigilância Sanitária (Visa), da Secretaria de Saúde do Recife, interditou, na manhã desta quinta-feira (18), em conjunto com o Ministério Público de PE, Procon-PE e Delegacia do Consumidor, dois estabelecimentos na capital. O Supermercado Gomes de Sá, em Santo Amaro, e o Mercadinho Toda Hora, no bairro do Arruda, tiveram as atividades suspensas por diversas irregularidades. Outros dois estabelecimentos, também em Santo Amaro, foram apenas notificados.

No Supermercado Gomes de Sá, que fica na Rua Pedro Afonso, em Santo Amaro, os técnicos da Visa identificaram condições insalubres nas áreas da padaria, do hortifruti e do depósito. A água do local não tinha cloro, o que compromete a fabricação de produtos alimentícios. O grau de temperatura vistoriado nos frios, laticínios e embutidos, pelo termômetro digital, apontou insuficiência no condicionamento.

As áreas da padaria e do depósito encontravam sem estrutura adequada com entulhos, equipamentos em desuso, com roupas e pertences dos funcionários misturados com embalagens e pães expostos para o consumo. Os inspetores identificaram ainda carnes com fungos, farinha de rosca sem proteção, queijos e presuntos sem validade, espumantes sem rótulo e com poeira. Os saneantes apreendidos estavam sem registro da Anvisa.

No Mercadinho Toda Hora, no Arruda, foram encontrados alimentos vencidos, produtos em temperatura inadequada e produtos sem registro. Entre eles, refrigerantes com data de validade vencida, presença de insetos em produtos congelados, carnes estragadas e produtos de limpeza sem registro da Anvisa.

Os Mercadinhos do Vavá e Virgínia, localizados em Santo Amaro, apresentaram pequenas irregularidades. Eles foram notificados. Será aberto um processo administrativo-sanitário contra os estabelecimentos que foram interditados, que pode resultar em multa cujo valor vai de R$ 40 a R$ 400 mil. Eles só poderão reabrir depois de cumprir as exigências dos órgãos responsáveis.