NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 18.09.17 - 15h55

Estudiosos do patrimônio histórico fazem visita técnica aos bairros do Centro do Recife

Atividade acontece a partir das 8h30 da terça (19) e tem o objetivo de subsidiar os debates do I Seminário sobre a Preservação do Patrimônio Cultural no Recife, que começa na quarta (20).

 

Um grupo de estudiosos do patrimônio histórico, referências internacionais no ensino de Arquitetura e Urbanismo, fará uma visita técnica ao Centro do Recife, na manhã desta terça (19). Os especialistas estão na cidade como palestrantes do I Seminário sobre a Preservação do Patrimônio Cultural, realizado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Planejamento Urbano (SEPLAN), com o objetivo de aprofundar o debate sobre a importância do patrimônio histórico e cultural para a capital. O objetivo da visita é subsidiar as discussões técnicas do evento, que acontece na quarta (20) e quinta (21), a partir das 8h30, no Museu da Cidade (Forte das Cinco Pontas), e inclui a exposição “Imóveis Especiais de Preservação - 20 anos”, em celebração pelos 20 anos da lei municipal dos Imóveis Especiais de Preservação (IEP).

O grupo vai se reunir às 8h30 da terça-feira, no Marco Zero, para um passeio no Rio Capibaribe usando o Barco Escola Ambiental Águas do Capibaribe. Por volta das 10h30, a equipe se dirige ao bairro da Boa Vista e, às 14h, chega a vez dos bairros de Santo Antônio e São José. Participam da visita técnica os especialistas Maria da Conceição Guimaraens (UFRJ); Nivaldo de Andrade (UFBA); Sônia Rabello (UERJ - Lincoln Institute of Land Policy); Vanessa Gayego (FAU PUCC-Campinas); e Fernando Carrión (FLACSO-Ecuador), junto com a equipe da Secretaria de Planejamento Urbano / Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC).

Com um olhar voltado para a relação que as pessoas têm com o cotidiano da cidade, os elementos que compõem a sua identidade, o equilíbrio entre o ambiente já consolidado e a chegada do novo, o I Seminário sobre a Preservação do Patrimônio Cultural no Recife terá palestras sobre temas atuais relacionados à preservação do patrimônio cultural. Na programação estão debates sobre o Histórico da Preservação no Recife; Políticas Públicas e Gestão da Conservação; Instrumentos Urbanísticos e Conservação Integrada; Paisagem Cultural e Patrimônio Imaterial. Tudo isso trazido por nomes que são referência em Arquitetura e Urbanismo, tanto na cidade quando no Brasil.

A proposta é debater sobre qualidade urbana com foco nos mecanismos de preservação do patrimônio histórico e cultural, balizando a discussão a partir de conceitos atualizados sobre arquitetura e urbanismo. Além dos nomes citados acima, o evento contará também com palestras de Amélia Reynaldo (UNICAP) e Silvio Zancheti (UFPE), e ainda Hermano Fabrício Queiroz (IPHAN/DF); Leonardo Barci Castriota (UFMG); e Daniel Gaio (UFMG).

O seminário aponta para o início de uma discussão que já foi iniciada dentro da DPCC: a revisão do Plano de Preservação dos Sítios Históricos, previsto para ser realizada em 2019. “O evento marca o início de uma série de debates junto à sociedade, entidades e instituições sobre a revisão do Plano de Preservação dos Sítios Históricos. Esses debates se somam às discussões sobre a revisão do Plano Diretor e a regulamentação de normativas urbanísticas necessárias à proteção das zonas e imóveis especiais de preservação”, explica o secretário municipal de Planejamento Urbano, Antônio Alexandre.

 

EXPOSIÇÃO - Eles podem ser modernistas, contemporâneos, neoclássicos, chalés, prédios, casarões, sobrados. Os estilos são diversos, assim como as tipologias, e essas edificações formam um conjunto arquitetônico essencial para a história do Recife. Neste mês de setembro, a lei que regulamenta os Imóveis Especiais de Preservação (IEP) completa 20 anos.

Em celebração à Lei dos IEPs (16.284/1997), a Prefeitura do Recife, em parceria com a Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), realiza a exposição fotográfica “Imóveis Especiais de Preservação 20 anos”. A iniciativa é promovida pela Diretoria de Preservação do Patrimônio Cultural (DPPC/Secretaria de Planejamento Urbano) e será executada pelos alunos do curso de Fotografia da Unicap.

A abertura da exposição será na quarta-feira (20), às 19h, no Museu do Recife (Forte das Cinco Pontas). Para o trabalho, a DPPC relacionou 30 IEPs espalhados pela cidade. Com a relação em mãos, cada aluno submeteu à coordenação do curso três fotos para seleção que farão parte da exposição.

A fotógrafa Aurelina Moura será a homenageada da exposição. Servidora pública da Prefeitura do Recife, Aurelina começou a fotografar em 1982, quando já fazia parte do quadro de funcionários da URB. No alvo das lentes de Aurelina a arquitetura do Recife. Ao longo desse tempo, a fotógrafa registrou dezenas de imóveis e hoje a URB conta com acervo fotográfico que ajuda a conta a história da cidade.