Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 18.10.17 - 14h47

Guarda Municipal do Recife forma primeira turma do Curso de Padronização Operacional

img_alt

Prefeito Geraldo Julio prestigiou a formatura dos 50 agentes que foram capacitados para aprimorar técnicas de trabalho e intensificar papel de prevenção cidadã da Guarda Municipal do Recife (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

Com o intuito de aperfeiçoar a atuação da Guarda Municipal, a Prefeitura do Recife capacitou 50 agentes para reforçar a segurança cidadã na capital e fortalecer o trabalho de prevenção, apoio ao cidadão e segurança patrimonial realizado pela corporação. A primeira turma do Curso de Padronização Operacional (CPO) se formou na manhã desta quarta-feira (18), no Forte das Cinco Pontas, área central da cidade. Considerado dia histórico para a instituição, o evento contou com a presença do prefeito Geraldo Julio. Esta foi a primeira turma do curso que passará a ser oferecido periodicamente para a ampliação da capacidade operacional da Guarda Municipal

No ato, o prefeito destacou a importância da formação e disse que objetivo é tornar a corporação a mais reconhecida do Brasil. "Tudo o que eles aprenderam no curso vão poder colocar em prática a serviço do cidadão. O objetivo é que, cada dia mais, a Guarda possa prestar serviços com mais qualidade à população e ser reconhecida pelo trabalho que realiza", destacou o prefeito.

Durante o último mês, 50 profissionais que fazem parte do Grupamento Tático Operacional (GTO) e das Rondas de Apoio ao Cidadão (Rondac) passaram por um treinamento com representantes das Forças Armadas, da Polícia Militar e especialistas na área de Direitos Humanos para aperfeiçoar a atuação no dia a dia na cidade. O curso aconteceu no regime de internato e  teve duração de 190 horas.

Segundo o secretário de Segurança Urbana, Murilo Cavalcanti, os agentes que participaram do curso vão atuar em áreas públicas da cidade como praças e parques. "O prefeito Geraldo Julio quando tomou posse estabeleceu uma política municipal de enfrentamento à violência urbana e o que cabe ao município é o papel da prevenção", grifou. 

O comandante da Guarda Municipal do Recife, Marcílio Domingos, explicou que a formação contribuiu para aprimorar a atuação dos agentes. O curso abarcou aulas de rapel, direitos humanos, primeiros socorros e controle de distúrbios civis.  "Isso dá mais condições, tanto técnica quanto tática, para atuar nos serviços do dia a dia. Eles estão preparados para agir em qualquer situação adversa que venha a acontecer contra o cidadão ou o patrimônio público", afirmou. 

Ao longo da cerimônia, houve reconhecimento para os instrutores que participaram da formação. Eles foram homenageados com placas. Ao todo, 130 guardas se inscreveram para o curso. Desse total, 60 passaram pelos exames preparatórios e 50 concluíram a formação. 

INVESTIMENTO - O curso faz parte do processo de valorização da Guarda Municipal do Recife, a mais antiga do Brasil e  que, nos últimos quatro anos, tem recebido investimentos da gestão municipal. No dia 2 de outubro, o prefeito Geraldo Julio entregou 14 novas viaturas para renovação da frota e 200 novos rádios. Recentemente, o executivo municipal aplicou mais de R$ 1,5 milhão em novos fardamentos coletes à prova de balas e equipamentos diversos para a corporação.

No último ano, 385  novos guardas municipais foram efetivados e 157 candidatos estão fazendo o curso de formação para já entrar em atividade em março de 2018. Todas as convocações fazem parte do maior concurso já realizado pela Prefeitura da cidade do Recife para agentes da Guarda Municipal.