NOTÍCIAS

Cultura | 18.11.11 - 20h03

Abertura de Jogos Escolares do Recife reúne 1.500 estudantes no Geraldão

Cerimônia foi marcada por oficinas, entrega de kits esportivos e desfile das 30 escolas participantes

[caption id="attachment_10107" align="alignright" width="334" caption="Divulgação"][/caption]

Por Pedro Oliveira

Nesta sexta-feira (18), o Geraldão abrigou a abertura dos 27º Jogos Escolares do Recife, com a presença de mais de 1.500 estudantes da rede municipal de ensino. A programação do evento contou com oficinas de modalidades esportivas olímpicas, apresentações culturais e o desfile das 30 escolas participantes. Na ocasião, também foram entregues kits esportivos, que irão qualificar as atividades realizadas durante o ano.

Os alunos começaram a chegar no Geraldão às 14h e encontraram uma estrutura montada no pátio e nas quadras externas do complexo esportivo, onde foram realizadas oficinas de judô, patinação, tênis, handebol, tênis de mesa, basquete e ainda ginástica artística com mini-trampolim e cama elástica - todas modalidades olímpicas. Já na quadra interna, as equipes de karatê e ginástica rítmica dos Círculos Populares e de dança da Escola Paulo VI, da Linha do Tiro, fizeram suas apresentações.

Ritmadas pelo som da banda marcial da Escola Municipal Dom Bosco, de Jardim São Paulo, campeã estadual de bandas marciais, os representantes das escolas participantes desfilaram na quadra principal dando início ao ato oficial de abertura dos 27º Jogos escolares do Recife. “Vocês estão vivendo um momento importante de nossa cidade, que passa a ser um pólo dos principais eventos esportivos do mundo, com a Copa e as olimpíadas, quando delegações internacionais farão aclimatações aqui no Recife. Temos hoje um modelo de gestão que prioriza o esporte, entendendo que, através dele, podemos construir uma cidade mais alegre, com mais cidadania e participação”, disse Eduardo Granja, secretário de Juventude e diretor-presidente do Geraldão, aos jovens presentes.

As competições já começam na próxima semana, com o futsal, nas categorias pré-mirim, mirim e infantil, de forma descentralizada. As escolas Maria Sampaio, Dom Bosco e Costa Porto, além da quadra pública Euller Bentes, no Ipsep, recebem as partidas de segunda (21) a sexta (25), sempre das 8h30 às 11h. “A expectativa é muito boa. Espero que o objetivo de oportunizar a vivência das modalidades para todos os alunos seja alcançado”, disse Severino Félix, professor da Escola Municipal Antônio de Brito Alves.

Até a metade do mês de dezembro serão disputadas as cinco modalidades coletivas (basquete, handebol, futsal, futebol e vôlei) e judô, além de atletismo, que terá provas de salto em distância, arremesso de peso, corridas de pista e uma grande corrida de rua, denominada Corrida das Crianças, que acontece no Marco Zero no dia 04 de dezembro. As competições irão acontecer no Geraldão, Quadra Euller Bentes (Ipsep), Campo do Bueirão (Torre), CSU Bido Krause (Totó) e nas escolas Costa Porto (Joana Bezerra), Maria Sampaio (Ibura) e Dom Bosco (Jardim São Paulo).

Kits – Os professores e diretores da rede municipal de ensino do 3º e 4º ciclo, receberam um kit com material esportivo do projeto Educação Esportiva, que irá servir para melhorar as condições de trabalho nas aulas de educação física, bem como desenvolver o esporte escolar. Este kit contém bolas oficiais das diversas modalidades, coletes, redes de vôlei e para as traves de futsal, entre outros materiais. “O material vai ajudar não só durante os jogos como  também no ano inteiro. É uma atitude muito acertada da PCR”, elogiou o professor Kilber Alves, da Escola Reitor João Alfredo.