NOTÍCIAS

Cultura | 18.11.11 - 19h48

Caminhada Cultural da Consciência Negra ganha as ruas do Recife

Apoteose do cortejo aconteceu no Pátio de São Pedro

[caption id="attachment_10103" align="alignright" width="334" caption="Foto: Antônio Tenório"][/caption]



Crianças e adultos foram ao centro do Recife, na tarde desta sexta-feira (18), para participar da II Caminhada Cultural da Consciência Negra. O evento foi uma ação da Secretaria de Cultura do Recife, por meio do Núcleo de Cultura Afro Brasileira (NCAB), e da Secretaria de Educação do município e contou com o apoio do Movimento Negro Unificação e da Rede Nacional de Negras e Negros LGBT's. O cortejo marcou mais uma comemoração do mês da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.

“Aqui estão presentes as várias expressões da cultura negra. É um ato para reafirmar um Recife sem racismo, machismo e homofobia. Também estamos homenageando Zumbi dos Palmares, que tanto lutou pela liberdade do negro”, disse o organizador do evento e coordenador do Núcleo de Cultura Afro Brasileira, Edson Axé.

A programação contou com a participação dos maracatus Aurora Africana, Gato Preto, Cambinda Estrela, Rosas Vermelha, Nação Centro Grande Leão Coroado, Nação Tigre, dos Afoxés Onirakãn, Filhos de Xangô, Obá Ayrá, Guian Alamoxé, Filhos de Dandalunda e do Coco Raizes. Vários estudantes das escolas municipais do Recife acompanhavam o cortejo. O estudante Mario França, 15 anos, era um deles. “Eu acho super importante essa ação. Temos que abolir o racismo do mundo”, disse.

O roteiro da caminhada incluiu o Parque Treze de Maio, Rua Princesa Isabel, Rua do Sol, Av. Dantas Barreto, com encerramento no Pátio de São Pedro. O cortejo também passou pelo Pátio do Carmo onde as agremiações fizeram uma reverência ao monumento de Zumbi dos Palmares.