NOTÍCIAS

| 18.11.11 - 11h47

Casa do Carnaval celebra um ano do Projeto Cultura e Memória

O evento, que tem como convidada a Mãe Nadja, começa às 14h e é gratuito

A Casa do Carnaval, equipamento cultural da Prefeitura do Recife, comemora nesta sexta-feira (18), um ano do “Projeto Cultura e Memória: os mestres contam as suas histórias”. A convidada para celebrar a data é Mãe Nadja – Rainha do Maracatu Leão da Campina. A tarde de diálogo começa às 14h, no auditório Dona Santa e Mestre Salu, no 1º andar da Casa do Carnaval. O evento é aberto ao público.

O “Projeto Cultura e Memória: os mestres contam as suas histórias” é um momento reservado à socialização das histórias de vida dos mestres da cultura popular. Cada relato apresenta as vivências desses personagens importantes e aproxima o público de experiências que tem total influência sobre a construção da nossa cultura.

A Casa do Carnaval tem registrado cada fala visando preservar para futuras gerações os fragmentos ou trajetórias sociais que recriam culturalmente a cidade e contribuem para a formação de novas narrativas sobre o Recife com histórias e cenários que se entrelaçam. Durante o primeiro ano da atividade mais de trinta mestres já participaram do projeto”, afirma o gestor da Casa do Carnaval, Mário Ribeiro.

Nadja Cristina de Castro - Tem 48 anos e duas profissões: cabeleireira e técnica em Contabilidade. Conhecida como Mãe Nadja de Oyá, a sacerdotisa da Nação Angola Gomeia é filha de Iansã, Mameto (Ialorixá) do Barracão Abassá Axé Oyá Balé Omim, localizado no bairro do Ibura. Há 13 anos é responsável pelas obrigações religiosas do Maracatu Nação Leão da Campina, ocupando ainda o cargo de presidente e rainha da agremiação fundada em 1997 por Aélson da Hora.

Ela é a primeira sacerdotisa a ocupar o cargo de Coordenadora da Câmara de Formação no Conselho Municipal de Cultura do Recife. Além do Maracatu Nação Leão da Campina, abriga em seu barracão um maracatu formado por crianças, o Nação Vunginhos; também o Afoxé Yamin Balé Gilê; a Companhia de Dança Afro Leões Arte e o Espaço Muzenzê, criado para discussões sobre diversidade sexual e combate à homofobia. No mesmo local, ainda são realizados os ensaios das agremiações e também as oficinas de dança e percussão, as quais têm por objetivo reverter o quadro de vulnerabilidade social que afeta a sua comunidade.

Projeto Cultura e Memória: os mestres contam suas histórias
Convidada: Mãe Nadja
Dia: 18 de novembro
Local: Casa do Carnaval - Auditório Dona Santa e Mestre Salu, 1º andar
Horário: 14h às 17h
Informações: 3355-3302/ 3355-3303
Local: Pátio de São Pedro, Casa 52, bairro de São José – Recife-PE