NOTÍCIAS

Cultura | 18.11.11 - 11h56

Dircon realiza ação de ordenamento no bairro de São José

[caption id="attachment_10028" align="alignright" width="334" caption="Foto: Ivanildo Francisco"][/caption]

Durante a operação, que contou com cerca de 100 pessoas entre funcionários da Prefeitura e da Polícia Militar, foram apreendidos celulares, dvd´s piratas, ferramentas usadas em construção, roupas e eletroeletrônicos.

Técnicos da Gerência de Apreensão da Diretoria de Controle Urbano (Dircon), com o apoio da Secretaria de Defesa Social (SDS), realizaram na manhã desta sexta-feira (18), às 9h45, uma ação de ordenamento na Rua Cerro Cora, no bairro de São José, área central da Cidade. No local funcionava a chamada “feira do troca”, que estava ocupando as calçadas e parte da via pública, incluindo as vagas de estacionamento. Também participaram ação, a Guarda Municipal, CTTU e Brigada Ambiental.

Durante a operação, que contou com cerca de 100 pessoas entre funcionários da Prefeitura e da Polícia Militar, foram apreendidos celulares, dvd´s piratas, ferramentas usadas em construção, roupas e eletroeletrônicos. Os cinco caminhões utilizados pela Dircon ficaram carregados com o material que foi levado para o depósito do órgão. A mercadoria poderá ser recuperada mediante a apresentação de nota fiscal e o pagamento de uma multa que varia entre R$ 107 e R$ 500. O que não for recuperado será encaminhado à SDS.

De acordo com Marcílio Domingos, gerente de Apreensão, o objetivo central foi liberar o espaço público. “A ação dos comerciantes estava impedindo a circulação dos veículos e dos pedestres, uma vez que as calçadas, parte da via pública e a área de estacionamento estavam sendo ocupadas”, afirmou. De acordo com Marcílio, o local continuará sendo monitorado para evitar nova ocupação.

O ordenamento da Rua Cerro Corá faz parte do Programa Recife! Nosso Centro e é uma das ações iniciadas para preparar a área central da Cidade para receber os consumidores que começam a tomar as vias por conta das compras de final de ano.

Entre as ações que serão adotadas estão a retirada de publicidade irregular e de material de contravenção, a manutenção das vias que já tiveram o comércio popular ordenado, além da limpeza urbana e desobstrução dos principais corredores. A iniciativa está sendo realizada em parceria com a Secretaria de Defesa Social do Estado.

O Recife! Nosso Centro’ tem como objetivo promover uma requalificação integrada do Centro da Cidade por meio de ações estruturadoras e de suporte. A iniciativa visa a resgatar o papel da região como referencial metropolitano de comércio, serviço e moradia, restituindo a simbologia histórica e cultural do território para a população. O plano reúne uma serie de obras de melhoria na infraestrutura no centro expandido - grande parte já em andamento - e intensifica atividades de suporte, como a retirada de publicidade irregular, ordenamento do comércio informal, manutenção e limpeza de vias e de mercados públicos, requalificação de logradouros, arborização, sinalização de ruas, fiscalização ambiental e sanitária, além do controle da poluição sonora.