NOTÍCIAS

Cultura | 18.11.11 - 18h01

Prefeitura do Recife lança campanha Doação Cidadã 2011

Lançamento acontece durante a Tarde Solidária, evento beneficente para arrecadar recursos para ações do Iasc

A Prefeitura do Recife, através do Instituto de Assistência Social e Cidadania (Iasc), lança na próxima terça-feira (22), a campanha Doação Cidadã 2011. A ação acontece durante o Tarde Solidária– um evento social para arrecadar recursos para o Iasc. O encontro será na Blue Angel, n° 251 - Rua Benfica, às 16h.

A Doação Cidadão estimula a população a entregar doações em dinheiro, brinquedos, roupas, alimentos, diretamente, nas entidades cadastradas que atendem pessoas em situação de risco social e vulnerabilidade. Com isso, a campanha busca evitar o ato de dar esmolas nas ruas. A iniciativa é realizada em caráter permanente, mas é sempre reforçada no final do ano, para evitar o aumento da mendicância nas ruas.

Através do telefone gratuito 0800 281 0248, a população pode se informar sobre quais entidades são credenciadas ao CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social. O órgão é responsável pelo credenciamento de ONGs que assistem perfis diversos de população com necessidades especiais, sejam crianças, jovens, adultos ou idosos, podendo assim, fazer sua doação à entidade.

“O objetivo é estimular a pessoa a não doar nas ruas e, por telefone, saber onde existe uma entidade ligada ao CMAS próximo ao seu bairro. Assim, a pessoa poderá ir ao local levar sua doação, conhecer e fiscalizar o trabalho realizado por aquela organização”, explica Melissa Azevedo, diretora de Proteção Social Especial de Média Complexidade do Iasc.

Um recente levantamento da Prefeitura do Recife estima que hoje 1.600 pessoas estejam em situação de rua, sendo 80% delas motivadas apenas pela mendicância – ou seja, têm residência fixa ou estão inscritas em programas de transferência de renda, como o Bolsa-Família, mas optam por passar parte do dia nas ruas pedindo esmolas. “Para mudar essa realidade, é necessária a direta contribuição da população, no sentido de estimular que não sejam feitas doações nas ruas, nem no Natal, nem em qualquer época do ano”, acrescenta Melissa.

O Tarde Solidária foi escolhido para abrigar o lançamento da campanha Doação Cidadã 2011. O evento beneficente tem a participação de 60 patronesses. Cada uma delas tem a missão social de levar o maior número de pessoas para a tarde de lazer. Com o dinheiro arrecadado, o Iasc pretende equipar suas unidades de atendimento, através da compra de utensílios, mobiliário e melhoria da infraestrutura dos novos imóveis.

O evento terá uma programação especial com brunch, desfile de moda, além de bingo, sorteio de brindes e apresentações da Orquestra Veneza e do grupo de maracatu composto por usuários das casas de acolhida do Iasc. A meta da organização é gerar R$ 25 mil para este fim.

Quem será responsável pelo desfile é a Moda Internacional, renomada loja do Recife. Subirão na passarela 12 modelos nacionais e internacionais vestindo 35 looks entre casual, Sport fino e toillet. Estilistas brasileiros com know how, como Tida (BH); Eliane Matos (BH); Vitor Zerbinato (SP); Patrícia Bonaldi (BH); Marlene Brandão (SP) e Cora (BH) terão peças desfilando no tapete vermelho do evento. Para dar um tom especial à festa, o décor Romildo Alves ficou encarregado pela decoração - tulipas, lírios e bromélias brancas.

Como a festa é beneficente, será custeada não só pelos ingressos vendidos, mas também pela participação de parceiros e patrocinadores, como a Pitu, a Urbana-PE, Colméia, JBR, Sinkel e a Camilo Brito Engenharia.

“Nosso objetivo é promover mobilização social em prol da melhoria da qualidade da assistência que hoje o Recife dá, através do Iasc, aos cidadãos em condição de vulnerabilidade. Os ingressos, portanto, são comprados por mulheres que terão a missão de repassá-los para que nosso alvo financeiro seja atingido”, explica Niedja Queiroz, secretária de Assistência Social.

IASC - Criado em maio de 2003, o Iasc é uma autarquia vinculada à Secretaria de Assistência Social que substituiu a Legião Assistencial do Recife (LAR) na missão de executar a política de assistência social do município. O instituto desenvolve ações e presta serviços que promovam o resgate de direitos da população socialmente excluída do Recife, seja pela perda do vínculo familiar, ou vitimada por calamidades públicas.



As ações do Iasc são divididas em três modelos de atendimento, de acordo com a necessidade do usuário. A Proteção Social Especial de Média Complexidade tem como alvo pessoas em situação de risco e vulnerabilidade que ainda mantém algum vínculo familiar ou ligação com a rua. São quatro as unidades de acolhimento desta modalidade. Já a Proteção Social Especial de Alta Complexidade tem 10 unidades de acolhimento e atende pessoas em tempo integral que não mais se encontram e situação de rua, buscando resgatar o vínculo familiar. Além disso, o instituto atua na promoção de ações integradas com diversas secretarias da Prefeitura do Recife com o objetivo de combater o trabalho infantil e atender a população em situação de mendicância.



O Iasc acaba de inaugurar mais uma casa de acolhida, desta vez na Várzea- é a Casa de Acolhida Temporária Acalanto. O espaço tem capacidade para atender até 20 crianças, entre meninos e meninas vítimas de violência doméstica. A Casa de Acolhida Temporária Acalanto é composta por quartos, sala, cozinha e locais voltados para o lazer e recreação, além de áreas para atendimento individual e de grupo. Resultado de uma ação beneficente, o espaço foi adquirido com recursos do Baile Municipal de 2010 e atende crianças dos 7 aos 12 anos de idade. Com a inauguração da Casa, o Recife passa a contar com 12 equipamentos – entre casas de acolhida, abrigos e república - sob a administração da Assistência Social, que estão voltadas para o atendimento de crianças, jovens, adultos e idosos.