NOTÍCIAS

Cultura | 18.11.11 - 12h48

Prefeitura e representantes de igrejas evangélicas debatem poluição sonora

Por Mauro Rossiter

[caption id="attachment_10044" align="alignright" width="334" caption="Foto: Irandi Souza"][/caption]

O secretário de Meio Ambiente, Marcelo Rodrigues, recebeu, nesta sexta-feira (18), na sede da Prefeitura do Recife, representantes de igrejas evangélicas do Recife. O encontro teve como objetivo debater questões sobre poluição sonora emitida durante a celebração de cerimônias religiosas. Também fez parte da reunião o vereador Luiz Eustáquio que opinou em nome do segmento evangélico presente.

A poluição sonora produzida pelos templos religiosos durante os cultos e a necessidade de regularização desses locais foram alguns dos pontos abordados no encontro. A Prefeitura tomou a iniciativa de começar esse diálogo com as igrejas para minimizar possíveis problemas causados com a fiscalização e promover uma convivência pacífica entre as pessoas. Também existe uma demanda do Ministério Público em relação a denúncias sobre o barulho produzido pelos templos.

Estamos procurando resolver essas questões com base na cultura da paz, promovendo o respeito mútuo entre as pessoas. O Ministério Público está cobrando ações por causa de denúncias de barulho nos templos, mas estamos dando o primeiro passo com essa conversa, que tem um caráter educativo. Um segundo passo pode acontecer quando discutirmos o isolamento acústico nos templos e outras ações a serem realizadas em conjunto. Também vamos conversar com representantes da igreja católica, dos terreiros e de outras religiões”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Marcelo Rodrigues.

O vereador Luiz Eustáquio, na condição de evangélico, falou sobre essa atitude da Prefeitura. “Esse é o melhor momento para as igrejas evangélicas em relação à municipalidade. Estamos aqui para tirar nossas dúvidas e procurar nos adequarmos à legislação. É um grande avanço e vamos aguardar mais novidades nesse sentido”, disse.