NOTÍCIAS

Planejamento Urbano | 18.11.15 - 17h01

Desenhos de Cidade é o tema do quinto debate do Recife Planeja

As inscrições, que são gratuitas, ainda podem ser feitas até amanhã (19).

Amanhã (19) o Recife Planeja volta a discutir os desafios da cidade. Em pauta estará o tema Desenhos da Cidade e a proposta é analisar aspectos das legislações que regulamentam o uso do solo do Recife. Quais as propostas listadas nas normativas municipais e o que mudou durante os anos são as duas questões que nortearão as explanações desta quinta rodada de debates. Para se cadastrar basta acessar http://goo.gl/forms/kYmtACSnzv . A inscrição é gratuita e a o encontro será no auditório do Centro do Artesanato de Pernambuco, no Bairro do Recife.

Promovido pelo Instituto da Cidade Pelópidas Silveira, órgão ligado à Secretaria de Planejamento Urbano, o Recife Planeja busca trazer para a população temas atuais que fazem parte do dia-a-dia da cidade com o objetivo de gerar um ambiente favorável a novas ideias. Para este encontro foram convidados os arquitetos urbanistas Luiz Carvalho, da Universidade Delft que trará para o público assuntos como o processo de 'desurbanização' e outras possibilidade de normatização que contribuam para o desenvolvimento sustentável da cidade; Andréa Câmara, professora da Universidade Católica de Pernambuco, que falará sobre a configuração da cidade a partir das legislações existentes e a construção do espaço público a partir da zona privada; e Ricardo Pessôa de Melo, da MVRF Arquitetura, que será o mediador dos trabalhos.

Olhar para o passado, verificar o desenho de cidade que temos hoje e apontar possíveis alternativas para o desenvolvimento do Recife a partir de experiências já vivenciadas, como o caso da Avenida Guararapes, no centro da cidade. Edificações construídas de forma harmônica, com recuos no nível do térreo que promovem sombreamento em toda sua extensão e bem-estar aos pedestres e o uso misto são algumas das características que tornaram aquele espaço uma referência de bom exemplo que pode ser seguido em outras partes da cidade. Esse será um dos casos a serem discutidos no encontro.