Secretaria de Segurança Cidadã

NOTÍCIAS

Segurança Cidadã | 18.11.16 - 21h18

Correios incentivam crianças do Compaz a escrever cartas

img_alt

Oficina também ensinou como postá-las e mostrou a história dos selos (Foto: Divulgação)

 

As crianças do Compaz Governador Eduardo Campos tiveram uma vivência diferente hoje na biblioteca Afrânio Godoy. Elas aprenderem a escrever e postar cartas, além de conhecer a história dos selos. O “Postando Paz” é um projeto em parceria com os Correios, que mostrou um outro universo para os pequenos. “A ideia desse projeto é apresentar às crianças um mundo novo, para desacelerar um pouco da Internet, Facebook, WhatsApp e levá-las a escrever para uma pessoa”, explicou Eduardo Machado, secretário executivo de Segurança Urbana do Recife. A ação também é um gancho com a campanha “Papai Noel nos Correios”, onde as crianças são motivadas a escrever para o bom velhinho pedindo seu presente de Natal.

A ideia é que as crianças comecem a escrever e mandar cartinhas não só para seus familiares, como estabelecer novas conexões. “Mandar carta hoje adquiriu um charme, é mais íntimo. Você conhece a letra da pessoa e se aproxima dela”, completou Machado. “Queremos que se dissemine aqui e se torne um hábito das crianças do Compaz. Além das oficinas, também estamos criando uma série de postais do Compaz para que isso seja uma marca das crianças daqui, que elas se comuniquem com pessoas do mundo todo. Mais oficinas estão por vir. Vai ser ampliado para as escolas também”, adiantou o secretário executivo de Segurança Urbana do Recife.   

Carlos Marques, Supervisor de Eventos dos Correios e que faz parte do projeto “Correios nas Escolas” apresentou o selo para as crianças e a história dele através de um vídeo. “O selo ajuda a mostrar a riqueza, beleza e história do nosso país. É instrumento pedagógico”, disse. “Depois fizemos uma dinâmica com perguntas sobre o que eles viram e quem acertava ganhava um brinde. Em seguida, a gente pediu para que cada um fizesse a sua coleção de selos. Eles escolheram o tema e ganharam cinco para iniciar a coleção. Disponibilizamos todo o material”, contou o funcionário dos Correios.

Em seguida, as crianças aprenderam a endereçar corretamente uma carta, com a apresentação da campanha “Papai Noel nos Correios”. “Cada criança escreveu para o bom velhinho pedindo seu presente de Natal. Ensinamos a saudação, como se apresentar e pedir o presente. Todo material produzido vai estar na central dos Correios, onde ficam à disposição do público que queira ajudar com os presentes”, explicou Carlos Marques. 

Genilson Guedes, 11 anos, já chegou com a carta pronta. “Eu já trouxe porque ano passado eu não ganhei. Pedi uma bicicleta”, contou. Já Andrielly Oliveira, 10 anos, disse que é acostumada a escrever. “Escrevo para minha mãe contando as travessuras que meu irmão faz em casa. E também escrevi outra para um amigo, que eu não quero falar o que escrevi”, desconversou a menina.

No caso de Milena Bandeira, 11 anos, “escrevo carta para o meu pai porque ele mora longe e fica de lembrança para ele quando vou visitar”, revelou. Agora, Milena aprendeu a postar e vai poder se comunicar com o pai com mais frequência pelos Correios.