Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 18.11.21 - 09h38

PCR promove passeios gratuitos com os temas Trilhas do Maracatu, Recife Afro e Jardim do Baobá

img_alt

Opções de roteiros são ofertadas para turistas e recifenses dentro do projeto Olha! Recife, realizado pela Secretaria de Turismo e Lazer. (Foto: Dondinho/Seturl)

 

Nos próximos domingo (21) e quarta-feira (24), o Olha! Recife toma conta das ruas da cidade, proporcionando momentos de lazer e uma vivência diferenciada aos recifenses e turistas. O projeto de sensibilização turística promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo e Lazer, garante tours gratuitos e comandados por guias de turismo. Ao todo, são mais de 300 opções de roteiro dentro do projeto.

O tema do Olha! Recife a pé deste domingo (21) será Trilhas do Maracatu, percorrendo espaços que contam a história da manifestação cultural e a sua relação com a cidade. O passeio visitará locais como a estátua de Naná Vasconcelos, que comandou por 15 anos a abertura do Carnaval, com mais de 500 batuqueiros de diversas nações de maracatu, e a Rua da Moeda, onde ensaiam e se apresentam grupos durante todo o ano. A rota segue ainda pela Avenida Nossa Senhora do Carmo, local que é passarela de concurso carnavalesco e o Pátio do Terço, onde acontece a Noite dos Tambores Silenciosos; além da Igreja do Rosário dos Pretos, onde aconteciam as coroações dos reis e rainhas. O tour começa às 9h, com saída da Praça do Arsenal, no Recife Antigo.

Já a programação de bicicleta traz o tema Recife Afro, também no próximo domingo (21). O roteiro trará à tona os espaços que remontam as conquistas e marcos históricos da população negra, como a estátua de Zumbi dos Palmares, no Pátio do Carmo, e Solano Trindade, no Pátio de São Pedro; além da Casa de Badia e o Pátio de Santa Cruz. Cada participante deve estar com uma bicicleta e o ponto de encontro é na Praça do Arsenal, às 9h.

Na quarta-feira (24), que também acontece um passeio a pé, o tema será Jardim do Baobá e arredores. Saindo às 14h, da Capela da Jaqueira, o grupo percorrerá o bairro da Jaqueira, Graças, passando pelo Jardim do Baobá e também pelo Museu do Estado de Pernambuco. Para participar do Olha! Recife é preciso se inscrever pelo site www.olharecife.com.br, a partir desta sexa-feira (19). Todos os partcipantes devem se atentar para o uso de máscara, que é obrigatório. 

 

SERVIÇO

Olha! Recife a pé

Roteiro: Trilhas do Maracatu

Data: 21/11 (domingo)

Horário: 9h

Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

 

Olha! Recife de bicicleta

Roteiro: Recife Afro

Data: 21/11 (domingo)

Horário: 9h

Saída: Praça do Arsenal, em frente ao Centro de Atendimento ao Turista (CAT)

 

Olha! Recife a pé

Roteiro: Jardim do Baobá e arredores

Data: 24/11 (quarta-feira)

Horário: 14h

Saída: Capela da Jaqueira, no Parque da Jaqueira

 

Inscrições: www.olharecife.com.br, a partir das 9h, desta sexta-feira (19).