NOTÍCIAS

Cultura | 18.12.14 - 16h18

Alunos da Creche-escola Albérico Dornelas celebram Natal com espetáculo musical

As crianças fizeram um resgate das músicas das décadas de 30 a 90. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

Combinando música e Natal, 125 alunos da Creche-escola Doutor Albérico Dornelas fizeram uma apresentação musical na manhã desta quinta-feira (18), no Auditório Capiba, na sede da Prefeitura do Recife. Durante a confraternização de Natal das crianças de 0 a 6 anos que estudam no edifício-sede da PCR, foi feito um resgate das músicas das décadas de 30, 40, 50, 60, 70 e 90.

Lucas Barbosa e Maria Eduarda Ribeiro, ambos de 6 anos, sentaram juntos para esperar o evento começar. Os dois são alunos do grupo 5 e já estão se despedindo da creche-escola, pois em 2015 estudarão nas escolas que têm turmas de Ensino Fundamental. A turma deles estava toda vestida de árvore e preparou uma apresentação especial. "A gente vai cantar Pinheirinho, Noite Feliz e País do Futebol", contou Maria Eduarda.

Na plateia, pais e mães cheios de orgulho dos que estavam em cima do palco. À espera da apresentação, a mãe de Maria Eduarda não parava de tirar fotos da filha. "Hoje a emoção está à flor da pele. Estou arrepiada. Ela estuda na Albérico Dornelas desde os 11 meses e hoje é o encerramento desse ciclo. A creche contribuiu muito para a formação dela. Fizemos uma prova para a escola em que ela vai estudar e Maria Eduarda tirou a segunda nota mais alta de português. Isso ela aprendeu aqui", disse.

Depois da apresentação do grupo 5, as crianças do berçário dançaram ao som de Meu Limão, Meu Limoeiro, relembrando os anos 30. Já o grupo 1 trouxe a era de ouro do rádio e as serestas, dançando Samba da Minha Terra. "A união da equipe me marcou este ano. Tivemos pouco tempo para preparar apresentação e mesmo assim fizemos algo lindo. Todos estão de parabéns", contou a coordenadora pedagógica Kelma Mulatinho.

O grupo 2 foi o responsável por trazer o samba dos anos 50, dançando ao som da canção A Voz do Morro. "Não sei nem dizer o que sinto. É um sentimento de alegria e de tristeza porque depois vem a saudade por deixar essa turma", declarou a professora Vasti Góes. Na plateia, Aline Sena assistiu à apresentação do filho Richard Gabriel, aluno de Vasti. "É uma felicidade e um prazer. Ele está se desenvolvendo aqui e ficou super animado com a festa. Todos os dias me chamava pra dançar", lembrou.

Outra turma do grupo 2 trouxe os vestidos de bolinha e a moda dos anos 60. Ao som de Tô Ligado em Você, as crianças colocaram o público para bater palmas e dançar. Depois foi a vez do grupo 3 com os anos 70 e mais samba, ao som de Coisinha do Pai. Já a outra turma do grupo 3 subiu ao palco com tudo para dançar As Sete Vampiras, sucesso dos anos 80 no Brasil. Terminando a viagem no tempo, os anos 90 foram representados pelos alunos do grupo 4. Vestidos de índios, eles dançaram Bate Forte o Tambor.

De acordo com a diretora da Creche-escola Albérico Dornelas, o momento da confraternização é resultado de união e trabalho. "É uma emoção muito grande. Temos que destacar que o envolvimento das famílias no dia a dia foi fundamental para chegarmos até aqui", concluiu. O grupo 5 voltou ao palco para encerrar o espetáculo musical. Vestidos com uniformes de times pernambucanos e da Seleção Brasileira, eles apresentaram a música País do Futebol. Ainda arrancaram mais lágrimas da plateia ao repetir Pinheirinho e Noite Feliz, com um grande grito de Feliz Natal para se despedir da festa.