Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Direitos Humanos | 18.12.17 - 12h51

Atendidos pelo Programa Acolhe Vida Recife concluem programa terapêutico para usuários de drogas

Oito acolhidos receberam certificação pelo programa de seis meses sem uso de drogas


Nesta semana, o Programa Acolhe Vida Recife, da Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos (SDSJPDDH), realizou, em parceria com as comunidades terapêuticas Associação Oásis da Liberdade (AOL) e Comunidade Acolhedora Terapêutica São Miguel Arcanjo (Catsma), as cerimônias de certificação para oito homens atendidos pela parceria entre a Prefeitura do Recife e as comunidades terapêuticas. Os eventos aconteceram neste domingo (17) e na segunda-feira (11). Os acolhidos passaram por seis meses no programa de reabilitação em dependência química.

As comunidades terapêuticas têm uma programação que trabalha com a singularidade do paciente e usam a filosofia dos 12 passos, incentivando a percepção e o descobrimento de si mesmo. De acordo com Ana Beatriz Maia, gestora da AOL, a parceria com a Prefeitura do Recife, que já vai completar dois anos, tem dado certo devido ao apoio técnico da equipe do Programa Acolhe Vida. "Somos visitados semanalmente por assistentes sociais, psicólogos, toda uma equipe técnica que nos auxilia no tratamento dos dependentes químicos e nos ajuda a trabalhar, com esses homens, a valorização da auto-estima para mudança de vida", destaca a gestora.

Ana Paula Marques, gerente de cuidado da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas, explicou a importância da certificação para os acolhidos. "Uma comunidade terapêutica de valor é a prova que podemos unir técnica e espiritualidade. Ver esses homens concluindo o programa, que para muitos é a primeira conquista de conclusão, é gratificante e faz o nosso trabalho valer a pena. Hoje eles escreveram uma nova história e estamos aqui para celebrar com cada um", disse.

Bruno Luiz Ferreira da Silva, de 33 anos, foi um dos concluintes do programa terapêutico. Ele estava em situação de rua e uso abusivo de drogas quando foi atendido pela primeira vez no Programa Acolhe Vida Recife, no Compaz Ariano Suassuna, de onde foi encaminhado para rede complementar. "Sou grato à Prefeitura do Recife, que me apoiou quando eu estava na lama, hoje eu tenho pessoas que me ajudaram e posso chamar de família. A situação que eu cheguei para ser acolhido, só a equipe sabe, tive medo de morrer, de me matar usando drogas, mas encontrei apoio. Não foi fácil, mas não é impossível", disse Bruno e completou: "hoje eu quero ajudar outras pessoas que estão na mesma situação que eu há seis meses atrás".

PROGRAMA ACOLHE VIDA RECIFE - O Programa Acolhe Vida Recife, além da parceria com as redes de saúde e assistência social, oferece, também, serviços pela parceria com a rede complementar, do terceiro setor. Ao todo, quatro Comunidades Terapêuticas (CTs) são habilitadas pela Prefeitura do Recife, por meio de edital. As CTs são visitadas semanalmente por equipes multidisciplinares e têm um limite de até 50 vagas financiadas pela PCR.

O Programa Acolhe Vida Recife trabalha, também, com escuta qualificada em terapias individuais e em grupo. As equipes atendem de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no 6º andar do edifício-sede da Prefeitura do Recife; todas as quintas-feiras no Compaz do Cordeiro, e, nas sextas-feiras, no Compaz do Alto Santa Terezinha. Os interessados em outras informações devem ligar para o telefone 3355.8210.