Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade

NOTÍCIAS

Meio Ambiente | 18.12.17 - 17h13

Grávidas do Mãe Coruja plantam mudas de árvores no Coque

As mudas, disponibilizadas pela Emlurb, são de árvores nativas dos biomas brasileiros e apropriadas à arborização urbana

 

Gestantes atendidas pelo Programa Mãe Coruja Recife realizam o plantio de 16 mudas de árvores nesta terça-feira, às 9h, às margens do Canal Ibiporã, no bairro da Ilha Joana Bezerra, área central. O ato dá início à campanha de adoção de árvores pelas gestantes e suas famílias.

O plantio será feito pela Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) e a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente. A área pública fica próximo à Unidade de Saúde da Família (USF) São José do Coque, onde as gestantes estão em atendimento pelo Programa Mãe Coruja, que busca fortalecer os vínculos entre a mãe, o bebê e a família, contribuindo para a redução da mortalidade materno-infantil.

As mudas, disponibilizadas pela Emlurb, são de árvores nativas dos biomas brasileiros e apropriadas à arborização urbana. São três abius, uma carolina, um jenipapeiro, três oitizeiros, uma acácia-rosa, duas amesclas-de-cheiro, três paus-de-jangada e dois trapiás.

Além do plantio, a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente está realizando atividades de arte-educação com gestantes do Programa Mãe Coruja. Toda quarta-feira, a equipe de educação ambiental da secretaria tem encontro marcado com crianças na faixa etária de 3 a 5 anos e suas mães. A cada semana a atividade é desenvolvida numa unidade de saúde diferente.

O Programa Mãe Coruja Recife, baseado na experiência bem sucedida do Mãe Coruja Pernambucana, foi implantado no Recife em 2 de Janeiro de 2014, com a inauguração do primeiro espaço, em Água Fria, na Policlínica Salomão Kelner.

Hoje, são dez espaços (Santo Amaro, Joana Bezerra, Água Fria, Torrões, San Martin, Coqueiral, Brejo da Guabiraba, Macaxeira, Cohab e Ibura) espalhados pela cidade. O Espaço Mãe Coruja é um local de acolhimento e vivências que promove ações intersetoriais, com a participação de várias secretarias municipais. Atualmente, o programa possui 6.929 mulheres e 1.942 gestantes. São 4.508 crianças acompanhadas, tendo sido distribuídos 4.815 kits - com fraldas, banheiras e itens de enxoval do bebê.

 

Serviço:

O quê: Plantio de mudas com grávidas do Programa Mãe Coruja

Quando: terça (19), às 9h

Onde: Canal do Ibiporã, Ilha Joana Bezerra