Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Esportes | 18.12.17 - 20h09

Jogos Escolares do Recife celebra sucesso com 498 medalhas e 52 troféus distribuídos

img_alt

A competição realizada pela Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Turismo, Esportes e Lazer e de Educação contaram com a participação de 958 estudantes inscritos nas modalidades coletivas e 377 nas individuais. (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Foram meses de preparação até chegar à competição esportiva que movimentou as escolas municipais do Recife. Promovido pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer e da Secretaria de Educação, os Jogos Escolares contaram com 958 estudantes inscritos nas modalidades coletivas e 377 nas individuais. A competição teve fim na última semana e somou 498 medalhas e 52 troféus entregues aos participantes. A expectativa é que mais estudantes sejam alcançados no torneio que já está confirmado no calendário do próximo ano.

Os competidores das modalidades coletivas, que contemplavam handebol, voleibol e futsal, juntaram 400 medalhas e 40 troféus. Nas individuais, como atletismo, natação e badminton, foram 98 medalhas e 9 troféus. Três troféus foram entregues aos professores que mais se destacaram na competição. Todos os competidores tiveram a experiência de competir com acompanhamento de árbitros e conhecer as regras das modalidades esportivas. 

"Os Jogos Escolares do Recife soam para mim como um resgate porque acaba se tornando uma fonte para buscar, dentro das escolas, novos talentos para o esporte. Garimpar esse material humano que a gente tem e que é muito bom", destacou a secretária executiva de Esportes do Recife, Yane Marques. A gestora ainda complementou falando sobre a importância de unir os programas de esporte à educação. "São forças que se unem. O esporte por si, educa, complementando o que a educação também traz por finalidade". Os Jogos Escolares estarão de volta no próximo ano. "Estamos numa fase de balanço, de ajustes, para o ano que vem a gente trazer uma competição ainda melhor", destacou Yane.

A competição que estava disponível para todos os estudantes inscritos das escolas municipais que têm turmas de Anos Finais do Ensino Fundamental e aconteceu de agosto a dezembro. Para instigar os estudantes, durante o primeiro semestre de 2017 foram realizados seis festivais esportivos que apresentaram aos participantes as modalidades que estariam disponíveis e que também serviram como treino para a competição. Os Jogos Escolares do Recife fazem parte do Programa de Esporte Educacional, que fortalece o esporte como ferramenta de inclusão social.