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Educação | 18.12.17 - 20h14

Secretaria de Educação promove III Encontro do Projeto Alfaletrando

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Carol Perrusi, Pós-Doutora em Psicologia e professora associada da UFPE, apontou os grandes desafios dos professores como, por exemplo, quais atividades promover para que as crianças avancem na escrita e como desenvolver atividades de leitura que sejam atrativas. (Foto: Antonio Tenório/PCR)

 

Mais de 150 coordenadores pedagógicos da Rede Municipal de Ensino do Recife se reuniram na tarde de segunda-feira, 18, para participar do III Encontro do Projeto Alfaletrando. Na ocasião, foram debatidas metodologias utilizadas pelos professores ao longo do segundo semestre nas unidades educacionais participantes do projeto, inserido dentro do Programa de Letramento do Recife (PROLER). O encontro foi realizado na Escola de Formação de Educadores do Recife (EFER) Professor Paulo Freire.

O objetivo do encontro foi apresentar para os coordenadores pedagógicos a sistematização do trabalho da Assessoria UFPE/CEEL (Universidade Federal de Pernambuco/Centro de Estudos em Educação e Linguagem), com o apoio pedagógico das Pós-Doutoras em Educação, Andréa Brito e Eliana Albuquerque, da Pós-Doutora em Psicologia Carol Perrusi e da Doutora em Educação, Magna Silva, desenvolvido com a Equipe Alfaletramento, acerca da ação metodológica do PROLER.

O encontro foi dividido em dois momentos, sendo um direcionado à educação Infantil e outro com foco no Ciclo da Alfabetização, mas com destaque, sobretudo em relação às maiores dúvidas apontadas pelos gestores ao longo do ano letivo. Carol Perrusi, professora associada da UFPE apontou os grandes desafios dos professores como, por exemplo, quais atividades promover para que as crianças avancem na escrita e como desenvolver atividades de leitura que sejam atrativas, além de abordar questões como a importância dos jogos na rotina diária na aprendizagem da Educação Infantil, entre outros.  

Eliana Albuquerque , também professora associada da UFPE, destacou ainda a grande responsabilidade do professor em pensar sobre o papel da atividade proposta em sala de aula. “É preciso observar, por exemplo, se as atividades propostas em sala são claras e objetivas, se estão proporcionando desafios”, pontuou.