Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Agenda do Prefeito | 18.12.18 - 17h09

Recife lança projeto pioneiro com mosquitos estéreis para reduzir transmissão de Arboviroses

img_alt

No lançamento do Plano de Enfrentamento às Arbovíroses 2019, o prefeito Geraldo Julio inaugurou o Centro de Emergência de Mosquitos Estéreis (CEMER) para combater a população do Aedes aegypti e combater a proliferação do vetor, aliando saúde e tecnologia. (Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR)

 

O Recife vai passar a usar a Técnica do Inseto Estéril para combater a população do Aedes aegypti, vetor que transmite a Dengue, o Chikunguya e o Zika. O anúncio aconteceu nesta terça-feira (18) durante a inauguração do Centro de Emergência de Mosquitos Estéreis (Cemer), localizado na Unidade de Vigilância e Controle de Zoonoses, em Peixinhos. O prefeito Geraldo Julio inaugurou o espaço ao lado do secretário de saúde, Jailson Correia, e representantes das empresas parceiras do projeto.  

A iniciativa é pioneira no Nordeste e resulta de uma parceria da PCR com a Biofábrica Moscamed, a Agência Internacional de Energia Atômica, da ONU, e Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA -UFPE), proveniente de captação de recurso, junto ao Ministério da Saúde. O investimento na iniciativa é de R$ 3,2 milhões de reais. A inauguração aconteceu durante o lançamento do Plano de Enfrentamento às Arboviroses 2019, que você pode conferir aqui.
 
"Atualmente, estamos com o menor índice de mosquito da dengue de toda a série histórica, mas ainda é início de verão, então é o momento de enfrentar junto com toda a população os focos do mosquito. Em 2019, o Recife será pioneiro nesta pesquisa de lançar no meio ambiente o mosquito estéril  para evitar o nascimento de novas larvas e novos mosquitos. O Recife parte na frente do mundo todo com essa experiência", explicou o prefeito. 
 
A Técnica do Inseto Estéril (TIE) é reconhecida por sua eficiência na erradicação e controle de diversos insetos-pragas ao redor do mundo. A experiência é pioneira no combate ao Aedes Aegypti e consiste em tornar o mosquito macho estéril, em laboratório, por meio da esterilização por radiação ionizante, e soltá-lo no meio ambiente. A intenção é reduzir a reprodução do inseto e, com isso, combater a população do mosquito transmissor das arboviroses. O Centro terá a capacidade de produção de 250 mil mosquitos por semana, podendo chegar a 1 milhão por mês.
 
Geraldo destacou, ainda, a importância dos moradores continuarem mobilizados na prevenção ao mosquito. "É importante que todo mundo em casa faça sua parte, porque de cada 10 focos encontrados, nove estão dentro das casas", disse. Para tanto, a Prefeitura do Recife continua com o trabalho iniciado em 2013 e intensificado em 2015 com a associação do Aedes aegypti e do Zika Vírus, ao surto de casos de Microcefalia, quando anualmente faz a mobilização de toda a sociedade em Planos de Enfrentamento às Arboviroses.
 
A edição 2019 do Plano vai envolver 17 secretarias e órgãos municipais em mais de 70 ações que serão executadas ao longo do ano. Além do trabalho de campo realizado pelos agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces), a Secretaria de Saúde do Recife intensifica a criação das Brigadas Contra o Mosquito, que passam a ser permanentes. São grupos de voluntários das mais variadas instituições de ensino, iniciativa pública e privada, preparados para controlar os focos de reprodução do Aedes aegypti . Nesses grupos, pessoas são capacitadas para atuar numa determinada área, previamente estabelecida, na prevenção e combate ao transmissor das arboviroses. Desde o lançamento, no final do ano passado, já foram implantadas 114 brigadas e 734 brigadistas foram treinados.
 
Ainda dentro da utilização de técnicas de controle, Recife chega a instalação de 3,5 mi ovitrampas em 45 bairros da cidade, representando a eliminação de 280 mil ovos por quinzena, intervalo de recolhimento das armadilhas para monitoramento. Outra medida foi a utilização do Aplicativo Saúde Ambiental Digital pelos Asaces, que já passam a registrar, em quatros dos oitos Distritos Sanitários da cidade, os números das vistorias diárias em tempo real. Para isso, os agentes também receberam smartpphones. No primeiro semestre de 2019,  todos os Distritos estarão utilizando o App. Todas as secretarias municipais envolvidas terão ações dentro do Plano 2019.

Segundo o secretário de Saúde, Jailson Correia, este ano houve uma diminuição dos casos detectados e notificados. Os dados do LIRAa,  Índice Rápido de Infestação por Aedes aegypti, apontam que 67% dos bairros do Recife encontram-se sob controle para o Aedes aegypti e sstão abaixo do 1%, menor indicador da série histórica da última década. "No entanto, o  número ainda aponta a necessidade de estarmos alerta", observou. 

Quanto à técnica do mosquito estéril, o secretário detalha que o método é complementar a estratégia montada e já reconhecida pela OMS como referência no combate ao mosquito e é mais um um potente aliado, uma vez que faz o controle de natalidade dos insetos. "Na medida em que os mosquitos levam uma pequena dose de radiação, eles são liberados nas comunidades que vão participar do projeto piloto. A partir disso, eles vão cruzar com os mosquitos fêmeas e desse cruzamento como o mosquito macho é estéril não vão nascer novos mosquitos. Então, ao longo do tempo, a proliferação desses  mosquitos estéreis vai diminuir a quantidade dos mosquitos transmissores naquela comunidade", expôs o secretário. A redução, conta Jailson, acontecerá de forma paulatina. Estudos serão feitos para acompanhar o processo. A meta é que a população dos mosquitos seja reduzida para facilitar o controle e o combate. 
 
No primeiro momento, os mosquitos serão soltos nos bairros de Macaxeira e Mangabeira, previamente selecionados por causa do elevado índice de infestação do vetor.  "Fizemos uma análise de todos os bairros do Recife e já começamos as tratativas, conversamos com as lideranças comunitárias e agentes de endemia foram treinados para que a gente possa ter a liberação ainda neste primeiro trimestre de 2019", antecipou o titular da pasta. 
 
À frente do projeto dos mosquitos estéreis, o presidente da Moscamed, Jair Virgílio, trouxe a técnica para a cidade e afirmou que o Recife volta a ser epicentro do Brasil. "Mas não dos problemas - como na situação da dengue - mas das soluções. Esse projeto do mosquito estéril é pioneiro no mundo", afirmou. A solução, disse ele, pode ser replicada para qualquer lugar do mundo. "A prefeitura está se municiando de todas as armas possíveis para o enfrentamento ao vetor, mas não pode descuidar das demais alternativas de prevenção", pontuou. De acordo com Jair, a técnica é ambientalmente amigável, pois não usa químicos no controle dos mosquitos.
 
LIRAa - O último Levantamento Rápido do Índice de Infestação para Aedes aegypti (LIRAa), realizado no período de 06 a 08/11/2018 (6º ciclo), apresentou resultado geral no Recife de 1,1% . Este índice está entre os menores da série histórica da última década. Um total de 63 bairros (67% dos bairros da cidade) encontram-se sob controle para o Aedes aegypti, com resultado abaixo de 1%. O boletim de arboviroses também aponta que até a semana epidemiológica (SE) 48, até 01/12/2018, foram notificados 2.823 casos de arboviroses, sendo 2.238 casos de dengue, 501 de chikungunya e 84 de zika. Dentre estas notificações, foram confirmados 906 casos de dengue, 273 casos de chikungunya e 8 casos de zika. Em comparação ao mesmo período do ano anterior, em 2018 houve uma redução de 18,3% dos casos notificados e de 16,3% dos casos confirmados.

 

Confira algumas orientações da Prefeitura do Recife para prevenir focos do mosquito Aedes aegypti:

* Manter caixas d'água, tonéis e tanques sempre bem tampados;

* Deixar garrafas vazias e com a boca para baixo;

* Guardar pneus em local coberto;

* Retirar a água da bandeja externa da geladeira pelo menos uma vez por semana e lavar com sabão;

* Encher os pratinhos dos vasos de plantas com areia até a borda;

* Colocar o lixo em sacos plásticos e manter as lixeiras bem fechadas;

* Não jogar lixo em terrenos baldios;

* Remover folha e tudo que possa impedir a passagem de água pelas calhas;

* Verificar se todos os ralos da casa não estão entupidos e limpar uma vez por semana;

* Não deixar água da chuva acumulada