Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 19.01.17 - 12h53

UPAE do Arruda começa a ofertar exame de Colonoscopia

img_alt

O novo serviço começa a funcionar nesta sexta-feira (20) (Foto: Carlos Augusto/PCR)

 

A partir desta sexta-feira (20), a Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) Deputado Antônio Luiz Filho, localizada no Arruda, vai abrir um novo serviço para os usuários. A unidade passa a contar com a Colonoscopia, exame que permite a visualização direta do interior do reto e do intestino grosso. O procedimento fornece informações que testes radiológicos comuns podem não ser capazes de dar. “Teremos capacidade para realizar 144 exames por mês, ampliando a oferta de serviços da unidade”, informa o diretor médico da unidade, André Maciel.

De acordo com os especialistas, a vantagem do exame é que pode ser usado tanto para fins de diagnóstico como para tratamento de algumas doenças do cólon e do reto. O procedimento é solicitado para o paciente a partir de uma avaliação médica, por meio da regulação municipal. Para oferecer o serviço, foi contratado um médico especialista na área, e adquiridos equipamento e materiais específicos. Desde que foi inaugurada em julho passado, a UPAE do Arruda já realizou mais de 87 mil atendimentos, entre consultas médicas, não médicas, exames (diagnósticos e laboratoriais) e sessões de fisioterapia

Especialidades – A UPAE do Arruda oferece nove especialidades médicas: Reumatologia, Endocrinologia, Cardiologia, Neurologia, Nefrologia, Psiquiatria, Urologia, Pneumologia e Ortopedia; além dos serviços de apoio diagnóstico, como Ergometria, Ecocardiograma, Raio–X, Ultrassonografia, Eletrocardiograma e Endoscopia Digestiva.

Junto às outras categorias profissionais, a unidade possui o serviço de reabilitação motora com uma equipe especializada em fisioterapia e terapia ocupacional; além de Nutrição, Psicologia, Enfermagem, Farmácia e Serviço Social. Ao todo, realiza uma média de 2.200 atendimentos por dia.

 

SERVIÇO:

Abertura do serviço de Colonoscopia

Data: 20 de janeiro de 2017

Hora: 7h

Local: UPAE do Arruda