Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 19.01.21 - 12h45

Prefeitura do Recife inicia vacinação de grupos prioritários contra covid-19

img_alt

Nesta primeira etapa, 13 equipes volantes circularão por unidades de saúde, instituições de longa permanência para idosos e residências inclusivas (Foto: Marcos Pastich/PCR)

 

A manhã desta terça-feira (19) já é considerada um marco para o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus. Desde cedo, equipes itinerantes da Secretaria Municipal de Saúde começaram a imunizar as pessoas dos grupos prioritários contemplados nesta etapa do Recife Vacina, o plano montado pela Prefeitura. A capital pernambucana recebeu, do Ministério da Saúde, 66,2 mil doses, o que garante o esquema vacinal completo para 33,1 mil pessoas.

Estão sendo vacinados os trabalhadores de saúde da linha de frente; idosos acima de 60 anos que vivem nas Instituições de Longa Permanência e os trabalhadores desses locais; e pessoas com mais de 18 anos com deficiência severa que moram em residências inclusivas. Ao longo dos próximos dias, 13 equipes itinerantes seguirão um cronograma para vacinar o público-alvo.

Por volta das 6h, uma das equipes chegou ao Hospital Provisório Recife 1, onde atuam quase mil profissionais aptos para receberem a vacina CoronaVac, produzido em parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac. A técnica de enfermagem Maria José da Silva, de 32 anos, estava de plantão e foi a primeira a ser imunizada. Ela dedicou o momento para todos os colegas da enfermagem. “Ontem, recebi a notícia de que a vacina ia chegar hoje, e hoje recebi a notícia de que eu seria a primeira. Por tudo que a gente vive no dia a dia, no hospital, dá medo, muitas vezes, mas agora estou mais aliviada. A gente esperava há muito tempo por esse momento. A vacina é para o bem de todos, para tudo voltar ao normal”, declarou a profissional, que mora na comunidade do Detran, na Iputinga.

De acordo com a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, a previsão é concluir a primeira etapa em até três semanas. “Pela característica do público desse primeiro momento, vamos até essas pessoas, para dar melhor acesso aos idosos e as pessoas com deficiência, e para evitar que os profissionais saiam dos postos de trabalho. É um passo importante no enfrentamento à pandemia, e uma alegria saber que começamos a proteger nossa população, mas também é fundamental que as pessoas continuem seguindo as recomendações como distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos”, disse a secretária. 

Ainda de acordo com ela, a segunda dose para quem começou a ser imunizado, hoje, está garantida e começará a ser aplicada a partir de 15 dias da administração da primeira dose. Já o início da próxima fase da campanha dependerá do envio de novas doses pelo Ministério da Saúde.

PRÓXIMA FASE - Com a chegada de mais doses e a possibilidade de ampliar o público, a Prefeitura do Recife passará a dispor de 65 salas de vacinação em nove pontos espalhados pela cidade.

Os pontos de vacinação estarão localizados no Compaz Dom Helder Câmara, Coque; Escola Mário Melo, no bairro de Campo Grande; Escola Nilo Pereira, em Casa Amarela; Compaz Miguel Arraes, na Caxangá; Compaz Ariano Suassuna, no Cordeiro; Escola Miguel Arraes de Alencar, na Estância; Ginásio Geraldão, na Imbiribeira; Escola Nadir Colaço, na Macaxeira; e UPA-E Fernando Figueira, no Ibura. Os pontos do drive-thru serão no Parque da Macaxeira, Geraldão e Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Com o aumento das doses enviadas pelo Ministério da Saúde, o Plano tem a capacidade de estender a quantidade de salas para mais de 200 em um total de 26 pontos. Esse formato permite a manutenção do funcionamento da Saúde Básica, com as 114 Unidades de Saúde da Família servindo de retaguarda para a vacinação.

A Prefeitura do Recife já dispõe de toda a estrutura disponível para a vacinação de toda a população prevista para a primeira fase, estimada em 165 mil pessoas. Tanto nos insumos, como as seringas, como na capacidade de armazenamento e refrigeração.