Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 19.02.16 - 16h00

Exército de 84 mil alunos começa a ser preparado para combater o Aedes aegypti

img_alt

Nove unidades de ensino da PCR participam do "Dia de Mobilização Nacional da Educação Contra o Mosquito". As palestras devem chegar às 308 escolas e creches municipais. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

As escolas da rede municipal de ensino do Recife começaram a receber o Exército, a Marinha e a Aeronáutica nesta sexta-feira (19), quando oficiais e sargentos iniciaram uma série de palestras sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor dos vírus causadores da dengue, chikungunya e zika. Nove escolas foram visitadas no "Dia de Mobilização Nacional da Educação Contra o Mosquito", numa parceria do Governo Federal com a Prefeitura do Recife e o Governo de Pernambuco. A ideia é que as palestras, que também acontecem em diversos outros estados e municípios, atinjam todas as 308 escolas e creches municipais para que, em breve, os 84 mil alunos da rede municipal se engajem no combate ao mosquito.

Uma das nove unidades de ensino visitadas nesta sexta foi a Escola Municipal Octávio de Meira Lins, localizada no Alto Nossa Senhora de Fátima, no Vasco da Gama. O sargento Raphael Moreira fez uma palestra para os alunos da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, com linguagem apropriada para crianças, e depois fez outra explanação para os adolescentes dos Anos Finais do Ensino Fundamental. "Criança é um público muito bom de lidar. Nosso objetivo é conscientizá-las para que repassem as informações para os pais. Se todos se engajarem no combate ao mosquito, vamos conseguir eliminar os focos", disse o sargento. 

Algumas mães que foram deixar os filhos na escola também ficaram para assistir à palestra do exército. "Aqui aprendi algumas coisas que eu não sabia em relação ao mosquito. Sei que meu filho também vai ficar no meu pé, procurando focos com água parada dentro de casa e na vizinhança", disse Maria Cláudia da Silva, 29 anos, mãe de José Luiz, aluno do Grupo 5 da Educação Infantil. 

Nesta sexta, três estudantes do 8º e 9º ano também apresentam o trabalho que fizeram sobre "O acúmulo de lixo no Alto Nossa Senhora de Fátima e a incidência de casos de dengue na comunidade". O projeto, que recebeu menção honrosa na Feira de Ciências realizada pela Secretaria de Educação do Recife em dezembro, será apresentado na Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) da Universidade de São Paulo (USP), no próximo mês. Sob a orientação da professora de geografia Ana Paula Freire, João Marcos Rangel, 14 anos, Arthur André Silva, 13 anos, e Ryan Henrique Martins, 15 anos, repassaram tudo que aprenderam para a comunidade, num trabalho de conscientização dos moradores.

"Fomos de casa em casa, aplicamos questionários, distribuímos panfletos que pegamos no posto de saúde da comunidade e orientamos nossos vizinhos. Para a próxima terça, conseguimos um carro de som e vamos fazer uma passeata pela comunidade para entregar mais panfletos e engajar mais pessoas no combate ao mosquito", contou João Marcos, que ainda exibiu um vídeo que o trio produziu com o celular e cantou uma música criada como parte do projeto. "O assunto que era trabalhado por uma equipe de três alunos passou a ser estudado pela escola inteira em prol de um mesmo objetivo. A escola e a comunidade foram totalmente mobilizadas", disse a docente que ensina geografia na escola há 24 anos. 

O Aedes aegypti não está sendo assunto de sala de aula apenas na Escola Municipal Octávio de Meira Lins. Todas as 308 escolas e creches municipais estão discutindo o assunto desde o início das aulas, no último dia 11. O tema do ano letivo da rede municipal é "Educação e protagonismo: estudantes pesquisadores e atores ativos na construção do saber". Diversas temáticas serão trabalhadas a cada mês, como bullying, preservação do meio ambiente e combate ao mosquito Aedes aegypti - que foi escolhido como primeiro assunto do ano. A partir da próxima semana, alguns estudantes já começarão a apresentar os trabalhos que fizeram sobre o tema.

"Todos os alunos da rede municipal estão falando sobre a importância de combater os focos do Aedes aegypti na volta às aulas. O Exército veio complementar as ações que nós já vínhamos desenvolvendo nas escolas desde o ano passado. A educação tem um papel muito importante nessa guerra contra o mosquito. As crianças vão desempenhar um papel fundamental, atuando como verdadeiros fiscais em casa, procurando focos, orientando os pais e os vizinhos. Teremos um verdadeiro exército de 84 mil estudantes nas ruas. Eles não vão deixar os pais em paz enquanto não eliminarem todos os focos que encontrarem", disse o secretário de Educação do Recife, Jorge Vieira.

A Secretaria de Educação do Recife está engajada no combate ao mosquito Aedes aegypti desde 2015. Em dezembro, os diretores e vice-gestores das escolas e creches municipais participaram da capacitação ministrada pela Secretaria de Saúde do Recife, para que multiplicassem as informações nas unidades de ensino em que trabalham. A capacitação dos profissionais faz parte do Plano Emergencial de Enfrentamento ao mosquito Aedes aegypti, anunciado pelo prefeito Geraldo Julio no início de dezembro. Também no fim do ano, durante o período de matrícula online, a Secretaria de Educação do Recife ainda inseriu, no site onde é feita a reserva das vagas, uma janela pop-up com conteúdo informativo sobre a prevenção e combate ao Aedes aegypti.

Ao longo de 2015, várias escolas, creches e creches-escolas municipais trabalharam temas relacionados ao combate ao mosquito Aedes aegypti em sala de aula. Na Feira de Conhecimentos realizada pela Secretaria de Educação do Recife em dezembro, no Parque Dona Lindu, três dos 49 trabalhos selecionados falaram sobre repelentes naturais e sobre a relação do acúmulo de lixo com a incidência de dengue nas comunidades. 

No primeiro semestre de 2015, estudantes de cinco escolas municipais assistiram a palestras realizadas pela Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde do Recife. A partir das ações educativas, mais de 200 alunos do 1º ao 5º ano das Escolas Municipais Maurício de Nassau, Gilberto Freire, Mundo Esperança, Draomiro Chaves e Severina Lira fizeram trabalhos sobre o assunto e expuseram numa feira no Sítio da Trindade, em Casa Amarela. Os projetos incluíram maquetes, cartazes, teatrinhos, danças, corais e a criação de raps. Todos os alunos foram condecorados com medalhas de "mosqueteiros mirins", receberam certificados e fizeram o juramento de repassar tudo o que aprenderam para seus familiares, amigos e vizinhos.

REDE PRIVADA - Ainda em 2015, a Prefeitura do Recife realizou uma articulação junto ao Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino no Estado de Pernambuco (Sinepe-PE), para sensibilizá-los a respeito da importância de realizar campanhas educativas nos colégios particulares. Neste início de ano, diversos colégios distribuíram para os alunos o material educativo disponibilizado pela PCR.

 

Lista de escolas que recebem palestras do exército nesta sexta:

 

- Escola Municipal Octávio de Meira Lins - Vasco da Gama

- Escola Municipal Professor Manoel Torres - Imbiribeira

- Escola Municipal João Francisco de Souza - UR-07 - Várzea

- Escola Municipal Antônio Heráclio do Rêgo - Água Fria

- Escola Municipal Professor Antônio de Brito Alves - Mustardinha          

- Escola Municipal São Cristóvão - Guabiraba

- Escola Municipal Mário Melo - Campo Grande

- Escola Municipal Karla Patrícia - Boa Viagem

- Escola Municipal Jardim Monte Verde - Ibura