Secretaria de Turismo e Lazer

NOTÍCIAS

Turismo | 19.02.19 - 15h36

Com foco na sustentabilidade, Prefeitura do Recife divulga serviços do Carnaval 2019

img_alt

Gestão reforçou serviços neste Carnaval e força-tarefa vai envolver 6 mil pessoas. A Central de serviços, Arena Gastronômica, foco especial à coleta seletiva, estacionamento com transfers, limpeza, segurança e muito mais (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Para garantir o sucesso do mais democrático, inclusivo, sustentável e inovador Carnaval de Rua do Brasil, a Prefeitura do Recife divulgou nesta terça-feira (19) os serviços que estarão disponíveis para que o folião e o turista curtam a folia de Momo na cidade. Mais de 6 mil pessoas estarão envolvidas diretamente na organização da festa, que abrange a Central do Carnaval, a Arena Gastronômica, limpeza, saúde, atendimento à mulher, direitos humanos, atendimento ao turista, economia solidária, atendimento ao consumidor e muito mais.

Uma das principais novidades deste ano será o foco na sustentabilidade na operação de limpeza dos polos de folia, com o reforço dos pontos de coleta seletiva, buscando o comprometimento das pessoas com a importância de reciclagem de materiais e tornando o catador um dos protagonistas da festa. A Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana do Recife (Emlurb) vai manter um Ecoponto fixo de coleta seletiva para atender os polos do Recife Antigo. Ele servirá como ponto de cadastramento e apoio dos cerca de 100 catadores das cooperativas que já atuam em parceria com a Emlurb.

“Esse ano a gente vai dar um foco maior na reciclagem dos materiais e resíduos para evitar que o que tem potencial de comercialização chegue até o aterro. Temos uma grande quantidade de catadores nas ruas e vamos cadastrar 100 deles para mostrar a importância que têm para esse evento. Daremos camisa e boné para que as pessoas identifiquem esses personagens tão importantes para o nosso carnaval”, afirmou gerente geral de Fiscalização e Limpeza da Emlurb, Avelino Pontes.

 Além disso, 30 PEVs (Pontos de Entrega Voluntária) estarão distribuídos nos pólos descentralizados e infantis. Esses últimos também receberão a visita de arte-educadores, conscientizando a criançada sobre a importância da limpeza urbana e da separação do lixo. Dois Ecopontos móveis de coleta seletiva, caminhões especialmente preparados para receberem todo o material reciclável produzido pelos foliões irão circular pela cidade. No sábado, os dois equipamentos ficarão disponíveis para atender o Galo da Madrugada e depois serão colocados em pontos estratégicos no Recife Antigo durante os dias de do Carnaval.

A Emlurb preparou ainda uma grande programação de limpeza para atender as demandas geradas pelo Carnaval.  A estrutura foi montada para os dias de festa (da sexta, 09, até a quarta de Cinzas): produtos - água (2.846.000 litros); detergente (2.010 litros); cheirinho (4.220 litros); enzilimp (280 KG); creolina (388 litros); efetivo – 1000 garis e 100 fiscais; equipamentos - 15 pulverizadores (colocar cheirinho nas vias); 01 varredeira mecanizada; 400 contenedores de lixo; 12 caminhões compactadores de lixo; 05 caixas Brooks; 02 veículos tipo com caçamba basculante de 3,0m³; 01 caixa compactadora estacionária; 09 caminhões pipa; 34 veículos leves para fiscalização; 03 caminhões munck; 04 bikes para os parques - polos infantis; 13 motocicletas para apoio na fiscalização; 01 ecobarco; 30 Ecopontos de materiais recicláveis – PEVs. Onze Ecopontos especificamente para as barreiras que a PM faz no Galo da Madrugada (para ser utilizado nos pontos de troca de garrafas de vidro por garrafas de plástico no dia do Galo).

A já tradicional Central do Carnaval, organizada pela Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, congrega diversos setores e estará dividida em dois espaços. Um deles será na Rua do Observatório e o outro dentro do Museu Cais do Sertão, tudo no Recife Antigo. O espaço também terá enfoque na sustentabilidade, com a ação de reaproveitamento de óleo, através de uma parceria com a ASA, empresa especializada em produtos de limpeza e conservação. No ano passado, 140 litros de óleo utilizados na Arena Gastronômica foram transformados em sabão em barra. Lixeiras de coleta seletiva serão colocadas por todo o espaço, que será acessível para todas as pessoas e terá mesas e cadeiras em pallet. Quatro totens com carregadores de celular estarão disponíveis, via parceria com a 99 Taxi.

“Uma das novidades este ano é o Ecocopo, apoio que estamos dando a um grupo de estudantes e empreendedores que participaram do Hackatur da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, realizado no ano passado. Eles desenvolveram um copo sustentável que vai estar à venda na Central do Carnaval, minimizando o consumo de descartáveis. Assim, a gente colabora para a diminuição do acúmulo de copos descartáveis e ainda fortalecemos as iniciativas locais”, pontuou a secretária de Turismo, Esportes e Lazer do Recife, Ana Paula Vilaça. Os copos reutilizáveis de material resistente e de boa qualidade, sendo também 100% reciclável e com capacidade para 550ml, serão comercializados pelo preço de R$ 15.

Na rua do Observatório a estrutura será em contêineres, ofertando atendimento durante todos os dias de Momo, a contar do dia 27, na semana pré-carnavalesca, das 16h às 22h. Nos dias de folia, entre 1 e 5 de março, a Central abre às 16h e segue em pleno funcionamento até às 2h.

A Arena Gastronômica, que fica em um dos principais acessos do folião à festa no Bairro do Recife e é também braço importante da Central do Carnaval, é coordenada em parceria com a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes em Pernambuco (Abrasel-PE) e terá onze estabelecimentos, sendo eles: Açaí Original do Pará; Plim Pizza; Thasty (doces diversos); Casa da Macaxeira (salgados diversos); Rei das Coxinhas (salgados diversos); My Burger; República dos Pastéis; Hakata (comida oriental); Massa D’ellas, Empadinhas Barnabé; e Espetinho da Ceça.

A Central contará ainda com achados e perdidos; fraldário; o espaço Cuide-se, organizado pela Secretaria de Saúde do Recife, com a entrega de preservativos, lubrificantes e informativos; farmácia; loja de CDs DVDs; stand para customização, organizado pela Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo; a Grife do Carnaval; caixas eletrônicos, atendimento do Procon; e muito mais. O espaço beleza terá tatuagens de henna e maquiagem personalizada. Um dos destaques é o espaço da Secretaria Municipal da Mulher, que estará com a campanha educativa de combate à violência contra à mulher e violência de gênero.

A Sala de Imprensa este ano será no Museu Cais do Sertão, entre os dias 1º e 5 de março, facilitando o acesso para as equipes que estarão trabalhando nos principais polos da cidade. Toda a estrutura da Central começará a ser desmontada no dia 6 de março, Quarta-Feira de Cinzas.

 

 ESTACIONAMENTO E VANS

 

Repetindo o grande sucesso dos anos anteriores, a Prefeitura do Recife, por meio das secretarias de Mobilidade e Controle Urbano (SEMOC) e da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, vai disponibilizar os estacionamentos gratuitos durante cinco dias de Carnaval. Serão oferecidos dois espaços na PCR, um no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) e o outro no Tribunal Regional Federal (TRF), todos localizados na Avenida Cais do Apolo. Serão 1.500 vagas para carros e 300 para bicicletas e motos. Todas as 1.800 são gratuitas e serão oferecidas para o folião entre a sexta-feira (01) e a terça-feira (05).

No dia da Abertura do Carnaval (1º), os espaços estarão disponíveis a partir das 18h até 4h da manhã do sábado (2). Nos demais dias, o horário passa a ser das 12h às 4h. Para que tudo transcorra bem, a Semoc conta com o apoio da CTTU, Guarda Municipal, Polícia Militar, SAMU e Emlurb.

Todos os profissionais envolvidos estarão devidamente fardados com camisas indicativas, facilitando a identificação dos foliões. Os espaços reservados para as bicicletas, grande sucesso do ano passado, serão mantidos neste ano. Entretanto, as recomendações aos ciclistas continuam: para que a entrada seja autorizada é necessária à apresentação de um cadeado, para a maior segurança do equipamento do folião.

A Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer vai disponibilizar vans para levar os foliões dos principais estacionamentos até a Central do Carnaval, uma das entradas para a folia no Recife Antigo. Serão oito veículos que sairão de 10 em 10 minutos, oferecendo o transporte das 16h às 2h. Lembrando que o estacionamento, no entanto, fica aberto até as 4h. Os pontos de embarque/desembarque serão no Posto Shell (em frente à Prefeitura do Recife) e na Central do Carnaval, próximo à Praça do Arsenal. É importante salientar que não será permitido que os veículos pernoitem nos estacionamentos. Caso contrário, eles estarão sujeitos ao reboque da CTTU.

 

Centro de Atendimento ao Turista (CATs)

 

Os turistas – e também recifenses – que precisarem de informações gerais sobre o Carnaval do Recife 2019 ou atrativos locais poderão contar com apoio nos Centros de Atendimento ao Turista (CATs) espalhados pela cidade. No principal ponto da festa, o Recife Antigo, estará estacionado o CAT Móvel, serviço volante da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, na entrada da Central de Serviços do Carnaval, na Rua do Observatório.

Além desse espaço, também estarão funcionando o CAT da Praça do Arsenal, das 9h às 22h; do Aeroporto, que é 24h; do Terminal Integrado de Passageiros (TIP), por onde devem circular cerca de 50 mil pessoas neste período, das 8h às 17h; do Shopping Recife, que funciona das 9h às 21h, fechando no sábado e na terça de Carnaval; e o CAT Ambiental, no Segundo Jardim de Boa Viagem, das 10h às 20h, entre os dias 27 de fevereiro e 5 de março.

Reforçando a segurança do turista e também do recifense, a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer em conjunto com a Guarda Municipal garante a ronda turística. O efetivo é especializado para atendimento no Bairro do Recife, nas 24h do dia, nos sete dias da semana. Além disso, quem passa pelo bairro também pode acionar a Guarda Municipal pelo 153

 

Receptivo

Os turistas que estiverem hospedados nos principais hotéis de Boa Viagem, bairro de maior procura dos viajantes, serão surpreendidos pela ação Blitz nos Hotéis, da Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer. Entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, os hotéis vão receber o Bloquinho de Rua. Com muita música, oito personagens representados na decoração do Carnaval do Recife, se encarregarão de animar os turistas para a festa. A ação será realizada em 30 hotéis. Segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Hotéis em Pernambuco (ABIH-PE), a ocupação hoteleira para o período está superior a 95%.

Além dos hotéis, a Orla também será cenário para a ação. A estratégia tem chamado a atenção de quem passa pelo trecho que vai do Segundo Jardim de Boa Viagem até a Pracinha, nos domingos. No Recife Antigo, o Bloquinho acontece aos sábados, até o Carnaval.

Já quem desembarcar no Terminal Integrado de Passageiros (TIP), nos dias 28 de fevereiro e 1º de março, será recepcionado com muito frevo e festa. A ação também vai receber os viajantes que desembarcarem no Terminal Marítimo, no dia 1º.

 

Aplicativo

O aplicativo do Carnaval do Recife 2019 estará disponível para ser baixado pela AppStore e Google Play. Repetindo o sucesso do ano passado, a plataforma reúne a programação oficial da festa, além de eventos particulares e blocos de rua do Recife.

O usuário conta também com a função “Agenda”, para montar uma grade de atividades personalizada, inclusive com alertas para os eventos preferidos.

Na área de Serviço, o usuário encontra as seguintes informações:

- Hospedagem (lista com hotéis, pousadas, etc); alimentação (lista de bares e restaurantes);

- Telefones Úteis (Achados e Perdidos, Aeroporto, etc);

- Passeios (roteiros turísticos e diversos atrativos da cidade);

- Postos de saúde (lista de hospitais, Upinhas de plantão, e pontos de apoio do Samu em funcionamento durante o Carnaval);

- Centro de Atendimento ao Turista (relação dos equipamentos com endereço, horário e contato);

- Localização dos banheiros químicos durante os dias de folia no Bairro do Recife;

- Pontos de embarque e desembarque do Expresso Folia, Expresso Galo e do táxi metropolitano.

- Pontos do Conecta Recife, serviço de wi-fi gratuito da Prefeitura do Recife.

Na área de “Mapa”, o usuário tem acesso à geolocalização dos serviços disponíveis no app. Tudo é indicado através do uso de filtros e mostra a opção mais próxima do usuário, com recurso de indicar a melhor rota de como chegar.

O aplicativo disponibiliza ainda molduras com os personagens do nosso carnaval, para os foliões registrarem suas selfies temáticas, durante a festa. Os temas seguem a linha da decoração do Carnaval do Recife.

 

SECRETARIA DA MULHER

A Secretaria da Mulher do Recife estará presente, a partir da sexta-feira (1), na Central do Carnaval com a equipe técnica do Centro de Referência Clarice Lispector - equipamento municipal voltado para o acolhimento e orientação de mulheres em situação de violência doméstica/sexista. Serão realizadas a escuta e orientação das mulheres que passarem por assédios ou atitudes violentas durante os dias de folia. O Centro funcionará das 18h às 2h.

O disque-orientação do Clarice, o Liga, Mulher (0800 281 0107), também funcionará na Central, das 18h às 2h. Além disto, haverá grupos volantes da Secretaria, nos polos centralizados e descentralizados, distribuindo material informativo de prevenção ao feminicídio e divulgando os serviços de prevenção à violência de gênero da pasta municipal e o Liga, Mulher. A Brigada Maria da Penha também funcionará durante os quatro dias de festa acompanhando a equipe técnica nas escutas qualitativas e, caso seja necessário, no encaminhamento das mulheres à rede de enfrentamento.

 

CONTROLE URBANO

Para garantir o ordenamento do comércio informal e o controle urbano nos polos da cidade durante o período de Carnaval, a Prefeitura do Recife organizou um grande esquema de fiscalização, através da Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano (Semoc). Para isso, um efetivo total de 564 fiscais e coordenadores já atuam e vão atuar durante o período pré-carnavalesco, o Galo da Madrugada e os quatro dias da folia de Momo. O intuito da fiscalização é possibilitar a mobilidade do público com segurança.

Durante todo o período do Carnaval, barreiras de monitoramento de controle urbano serão montadas nas pontes do Bairro do Recife. Além disso, haverá equipes volantes que poderão realizar a apreensão de equipamentos instalados irregularmente. As equipes vão atuar em três turnos, totalizando 24h de fiscalização. Apenas ambulantes cadastrados poderão comercializar nas áreas monitoradas.

Para o Galo da Madrugada, ainda serão realizadas vistorias em todo o percurso do bloco, em parceria com o Corpo de Bombeiros, com o objetivo de identificar eventuais problemas e coibir o funcionamento de camarotes não licenciados. Nesta vistoria, a Dircon pretende identificar e colar adesivos nas marquises, enfatizando o perigo de utilizá-las como camarote.

 

EMPREL

Além dos 137 hubs fixos do Conecta Recife, rede de aceso wifi gratuito, espalhados pela cidade do Recife, a EMPREL oferecerá pontos extras na Arena Gastronômica e Central de Serviços da PCR no Carnaval. 

A Empresa Municipal de Informática também será responsável pelo link de transmissão ao vivo que a PCR vai usar nas redes sociais da administração municipal. Assim, quem não puder ir até a folia, poderá acompanhar todos os detalhes da festa momesca.

Também haverá links instalados na Central de Imprensa,  Cabine de Rádio, Van de Imprensa (Concentrador), Produção de Imagem, Sala Entrevista/Camarim, Sala de Fotografia. O link de saída será de 1 Gbps.

 

PROCON RECIFE

Durante o período carnavalesco, os consumidores também precisam ficar atentos aos seus direitos e evitar cobranças indevidas como, por exemplo, a taxa de consumação mínima e a taxa para reserva ou aluguel de mesas e cadeiras. Para ajudar, o Procon Recife fará fiscalização nos estabelecimentos localizados no entorno do Marco Zero, Praça do Arsenal e Rua do Bom Jesus.

O Procon Recife também terá um espaço institucional na Central do Carnaval, Rua do Observatório, para receber denúncias e orientar os consumidores. O espaço funcionará a partir do dia 28/02, quinta-feira, e permanece em funcionamento até a terça-feira de Carnaval (05/03), sendo o seu horário na semana pré-carnavalesca das 16h às 22h e, durante os dias de Carnaval, das 16h à 0h. Haverá ainda panfletagem com dicas e informações para os consumidores.

O Procon Recife também alerta que para qualquer Reclamação posterior, o consumidor deverá possuir algum documento que comprove a aquisição do produto ou serviço. Por isso, é importante exigir a nota fiscal.

Denúncias e reclamações podem ser realizadas através do telefone 0800 28 11 311 ou na sede do Órgão na Rua Carlos Porto Carreiro, 156, Derby, Recife/PE, de segunda a sexta, das 08 às 13h. Há também os postos avançados de atendimento no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Escritor Ariano Suassuna. Durante o Carnaval o local para recebimento das denúncias é na Central do Carnaval.

 

GUARDA MUNICIPAL

A Guarda Municipal do Recife (GMR) contará com aumento de 224 agentes no Carnaval 2019, 13,35% a mais que em 2018. Como a Guarda trabalha em regime de escala, serão 2.038 lançamentos do efetivo nos cinco dias do evento. As novidades deste ano são o posto de comando na Praça do Arsenal, com monitorando e auxílio à população, e o aumento da frota de veículos. Ano passado eram 15 viaturas e uma estação de monitoramento. Este ano são 27 viaturas, 7 motos e 2 estações de monitoramento: uma no Marco Zero (como em 2018) e outra na Praça do Arsenal.

A atuação da Guarda Municipal do Recife no Carnaval da cidade é apoiar os órgãos e secretarias no cumprimento e execução dos serviços ofertados pela administração municipal. Também compete à GMR agir de forma integrada com os demais órgãos de segurança pública, bem como salvaguardar o patrimônio público municipal. Além disso, é dever da Guarda adotar ações preventivas, se antecipando aos problemas, orientar e contribuir na segurança dos foliões.

 

SECRETARIA TRABALHO, QUALIFICAÇÃO E EMPREENDEDORISMO

No Carnaval do Recife 2019, o folião poderá contar com mais de 200 empreendedores que vão comercializar comidas e bebidas nos polos da folia. O Bairro do Recife terá 98 barracas de comida e bebida, além de 10 tapioqueiras, distribuídas pelos pontos de maior movimento: proximidades do Marco Zero, praça do Arsenal, Cais da Alfândega, ruas do Bom Jesus, Alfredo Lisboa, Mariz e Barros, Barbosa Lima e Dona Maria César. Eles fazem parte de sete grupos de Economia Solidária com atuação na área central da cidade.

Além disso, os foliões que frequentarem o Bairro do Recife durante a folia poderão adquirir, a preços convidativos, itens como adereços de cabeça, camisas customizadas e fantasias para adultos e crianças. A Prefeitura do Recife disponibilizará o Polo do Artesanato, situado na Praça do Arsenal, ao lado do Paço do Frevo, com 32 artesãos e artesãs ligados ao Programa de Apoio ao Desenvolvimento do Artesanato do Recife (Prodarte). O programa colocará também 10 pontos de alimentação artesanal, situados na rua Dona Maria César.

Já nos polos descentralizados (Várzea, Ibura, Cordeiro, Jardim São Paulo, Campo Grande, Brasília Teimosa e Chão de Estrelas), outros 88 profissionais das próprias comunidades estarão a postos para garantir que não falte comida e bebida na festa. Vale destacar também que cinco mulheres acompanhadas pela Gerência de Economia Solidária estarão a postos na Central do Carnaval para vender adereços carnavalescos e customizar as roupas dos foliões.

CATADORES - Numa parceria entre a Secretaria de Trabalho, Qualificação e Empreendedorismo e a Emlurb, serão montados dois Ecopontos (centrais de reciclagem) para comprar latas e plásticos recolhidos por catadores durante o Carnaval. Um deles funcionará no dia do Galo de Madrugada, na rua da Indústria, em frente ao Pátio do Carmo; e o segundo atenderá na rua Álvares Cabral, Bairro do Recife (ao lado do Porto Digital), entre a sexta-feira e a Quarta-Feira de Cinzas. Serão beneficiados 40 catadores e catadoras avulsos, que venderão os produtos nos Ecopontos para sete cooperativas acompanhadas pela Gerência de Economia Solidária. Por sua vez, as cooperativas revenderão o material.

 

DIREITOS HUMANOS

Camarote da Acessibilidade

Para garantir a inclusão das pessoas com deficiência na Folia de Momo, a Prefeitura do Recife inscreve para o Camarote da Acessibilidade no Galo da Madrugada, que desfila no dia 02 de março. Este ano, o espaço de inclusão no desfile do maior bloco de rua do mundo, chega à nona edição. O camarote será instalado no Pátio do Carmo, Avenida Dantas Barreto, com capacidade para 300 pessoas com deficiência, pessoas idosas, acompanhantes e convidados. O funcionamento será das 8h às 16h.

Estão sendo disponibilizadas 100 vagas para pessoas de outras cidades pernambucanas, que poderão se inscrever junto à Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (Sead). O número de telefone é o 3183-3075, e as inscrições iniciaram nesta segunda-feira (18), das 8h às 16h. As pessoas com deficiência auditiva poderão se inscrever pelo Whatsapp: 98494-1298.

Para ter acesso ao camarote, os interessados/as do Recife devem se inscrever a partir desta segunda-feira (18), das 9h às 12h e das 13h às 16h, através do telefone da Gerência da Pessoa com Deficiência do Recife: 3355-8645. As pessoas com deficiência auditiva deverão fazer as inscrições exclusivamente pelo e-mail: camarotedaacessibilidaderecife@gmail.com.

 

Central de Direitos Humanos

Entre os dias 27 de fevereiro e 05 de março, a Central de Direitos Humanos funcionará na Rua do Observatório, em frente à Torre Malakoff, onde será feita divulgação das campanhas de prevenção à violência contra o trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, racismo e homofobia, entre outros temas ligados aos direitos humanos. As campanhas também serão divulgadas nos polos do Carnaval do Recife.

A partir do dia 01 de março, entre 16h e 0h, as pessoas com deficiência recebem apoio para terem acesso ao frontstage do palco do Marco Zero. Programações  em braile ficarão disponíveis na Central de Direitos Humanos, Aeroporto Internacional do Recife, no Terminal Integrado de Passageiros (TIP) e na Central de Informação Turística da Praça do Arsenal. Também serão disponibilizados cardápios em braile na área gastronômica.

 

Espaço de proteção para as crianças

Com o objetivo de ofertar atenção e proteção às crianças entre os dias 01 e 05 de março, a SDSJPDDH vai disponibilizar Espaços de Proteção no entorno do Marco Zero/Rua Domingos José Martins, no Pátio do Livramento/Santo Antônio e no Polo do Ibura. As equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social de Rua (SEAS) vão atuar no sentido de identificar situações de violação de direitos nos arredores dos polos de carnaval da cidade, a exemplo do trabalho infantil.

As situações mais críticas serão encaminhadas aos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS) e aos Centros de Referência Especializados da Assistência Social (CREAS), para acompanhamento das famílias, por meio da inserção social via políticas públicas de proteção e promoção social. Nesses espaços, também serão ofertadas atividades lúdicas para as crianças e adolescentes.

 

Empulseiramento

Durante o Carnaval, na Central de Direitos Humanos, haverá distribuição de pulseiras de identificação para as crianças. O objetivo da ação de empulseiramento é estimular os pais a colocarem as pulseiras com dados de identificação - nome e telefone dos responsáveis -, sempre que forem com os filhos para locais de grande circulação de pessoas, facilitando a localização dos pequenos, caso se perc

Ações de empulseiramento como esta são sempre realizadas durante o Carnaval, no Sítio da Trindade durante o período junino, no Parque da Jaqueira, nas praias de Boa Viagem e do Pina, na festa de Nossa Senhora da Conceição, entre outras festas comemorativas.

 

Sábado da Diversidade

No Sábado de Zé Pereira (2), o Pátio de São Pedro receberá os artistas da noite LGBT. Sob a coordenação da Gerência de Livre Orientação Sexual do Recife (GLOS). O  Sábado da Diversidade tem o objetivo de contribuir para a participação dos artistas LGBT no Carnaval do Recife, fomentando a cultura LGBT e promovendo o respeito à diversidade sexual no período do Carnaval.

A programação, que vai das 9h30 às 20h30, inclui o DJ Chell Costa, Coco de Mulheres, Tambores de Ogun, Lully Queiroz, Alan Ka, Excesso de Bagagem, Artistas LGBT com mais de 20 apresentações de Drags, transformistas e Michelle Melo.

No local, será divulgada a campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação, que visa promover ações integradas para fortalecimento das políticas de promoção e defesa da cidadania LGBT, além de divulgar os serviços oferecidos pelo Centro Municipal de Referência em Cidadania LGBT do Recife - espaço de promoção da cidadania e garantia de direitos de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais, habilitado a fornecer orientações sobre direitos humanos e prestar atendimento especializado a vítimas de discriminação e violência homofóbica.

 

ADESIVOS

Para combater o preconceito por causa da orientação sexual e da identidade de gênero, a Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos do Recife vai fixar adesivos da Campanha Recife Sem Preconceito e Discriminação nos banheiros químicos dos polos de Carnaval do Recife. Os adesivos conterão a frase: “Trans, cisgênero, hétero, gay, bi, assexual, negro, branco, com deficiência, gordo, magro, alto, baixo, pobre, rico: este banheiro é de todos os homens!”. Os banheiros femininos terão adesivos equivalentes.

 

POLÍTICA SOBRE DROGAS

 

Semana pré-carnavalesca

De 25 de fevereiro a 1º de março acontecerão ações direcionadas aos comerciantes de bares, restaurantes, mercados e pequenos comércios. Esse público será conscientizado sobre a proibição do comércio de bebidas alcoólicas para menores de 18 anos, fundamentada pela Lei Federal nº 13.106 de 2015. O trabalho será realizado por equipe da Secretaria Executiva de Políticas sobre Drogas (Sepod), através de abordagens aos comerciantes com apresentação da campanha, legislação e importância do cumprimento da norma. A ação inclui a distribuição de panfleto informativo e adesivo (afixação no estabelecimento comercial, expondo a proibição da comercialização, de acordo com a lei).

 

Dias de Carnaval

Durante a festa de momo, músicos, passistas, arte-educadores e mobilizadores sociais farão apresentações nos polos de folia da capital com a finalidade divulgar a campanha de prevenção.

 

No Galo da Madrugada

Mobilizadores Sociais estarão circulando em todos os polos carnavalescos, distribuindo materiais gráficos: panfletos, abanadores (tipo leque) e viseiras, para a disseminação da campanha de prevenção; Passistas e Orquestra serão as ferramentas para promover interação constante com o público e veicular a mensagem da campanha de prevenção; Um totem personalizado itinerante, com a identidade visual #BoraPrevenir, vai propor ao folião fazer postagem nas redes sociais com a finalidade de viralizar a campanha de prevenção do Sistema MAIS, por meio de fotografias pessoais. Também será realizada a campanha informativa visual itinerante com utilização de Pirulitos tematizados, para proporcionar maior alcance visual, de pelo menos 5 metros de raio (gerando 10 metros de comprimento simultâneo).

 

Praça do Arsenal

Serão realizados dois tipos de atividades: Campanha Informativa com uma equipe de técnicos do Programa Acolhe Vida Recife, para divulgação de informações sobre cuidado, tratamento e acolhimento terapêutico. Também haverá uma tenda personalizada do Sistema MAIS Recife de Políticas sobre Drogas, contendo o totem em formato de instagram para os foliões tirarem fotos com a hashtag tema #BoraPrevenir, tendo finalidade de viralizar a campanha de prevenção do Sistema MAIS, através de postagens vinculadas a fotografias pessoais nas redes sociais.

 

Polos Descentralizados

Mobilizadores sociais farão campanha de prevenção por meio da disseminação de informação nos polos carnavalescos. Haverá distribuição de materiais gráficos: abanadores (tipo leque), para pessoas presentes e com breve abordagem oral e apresentação da campanha de prevenção. Também haverá Totem personalizado, com identidade visual #BoraPrevenir, para viralizar a campanha a exemplo dos polos centrais.

 

SECRETARIA DE SAÚDE

A Secretaria de Saúde do Recife estará presente no Carnaval do Recife, oferecendo serviços de prevenção e de assistência à população. Ao todo, são mais de três mil profissionais de várias áreas escalados para garantir a saúde de quem vai se divertir. Confira o esquema preparado para funcionar até a Quarta-Feira de Cinzas (6):

 

Saúde do Trabalhador

O Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (Cerest Regional Recife) realizará capacitação em Saúde e Segurança do trabalhado para os comerciantes informais que trabalharão durante o período carnavalesco, nos polos do Recife. A capacitação será realizada juntamente com a da Vigilância Sanitária.

 

Vigilância Sanitária

A Vigilância Sanitária inicia suas atividades voltadas ao Carnaval 2019 com a capacitação em “Boas práticas de manipulação de alimentos” para os comerciantes informais que são cadastrados na Diretoria Executiva de Controle Urbano do Recife (Dircon). Durante as semanas pré-carnavalescas, haverá uma intensificação das inspeções sanitárias no comércio formal de alimentos situados no centro do Recife.

No período carnavalesco, serão realizadas inspeções sanitárias nos comércios de alimentos formais, informais padronizados e ambulantes. No dia do Galo da Madrugada, serão feitas inspeções nos camarotes, trios elétricos, postos de saúde e ambulâncias.

Haverá ainda um estande da Secretaria de Saúde na Praça do Arsenal, onde equipes da Vigilância Sanitária receberão denúncias e orientarão a população sobre o consumo seguro de alimentos, além de distribuírem folders com recomendações para o comércio informal de alimentos.

 

Vigilância Ambiental

Equipes da Vigilância Ambiental intensificaram, desde o início de janeiro, as ações de vigilância e controle em áreas onde serão instalados os polos carnavalescos, assim como nos mercados públicos e pontos turísticos, onde o fluxo de pessoas é grande. O objetivo é minimizar e eliminar a presença de animais vetores de doenças.

 

Atividades da Vigilância Ambiental:

 

  1. Controle de vetores:

    Ações de vigilância e controle de mosquitos nos polos de animação e imóveis circunvizinhos aos locais dos eventos e inspeção nos locais considerados estratégicos, como porto, aeroporto, rodoviária, policlínicas, unidades de pronto atendimento, hospitais e pontos turísticos da cidade, realizando atividades de prevenção e eliminação de criadouros reais e potenciais;

    Intensificação e diversificação das ovitrampas (armadilhas de oviposição) para o monitoramento do controle populacional do mosquito Aedes aegypti – transmissor da dengue, chikungunya e zika. Os locais de intervenção incluem o percurso do Galo da Madrugada, unidades de saúde e polos carnavalescos descentralizados;

    Ações de educação e saúde para orientação sobre as principais medidas sanitárias para o combate ao mosquito.
  1. Controle de Animais Sinantrópicos

    Ações de controle de roedores, animais peçonhentos e outros, por meio da antirratização, desratização e desinsetização nos polos de animação, mercados públicos e outras áreas de grande circulação de pessoas;

    Articulação com a Autarquia de Manutenção e Limpeza Urbana (Emlurb) para remoção de lixo em pontos críticos;

    Ações de educação e saúde para orientação sobre as principais medidas sanitárias para evitar a presença de animais sinantrópicos, minimizando risco de leptospirose e de acidentes com escorpião.
  1. Controle da Qualidade da Água:

    Monitoramento da qualidade da água através de parâmetros físicos, químicos e microbiológicos;

    Articulação com a Compesa para correção das possíveis inconsistências detectadas;

    Ações de educação e saúde para orientação sobre as principais medidas sanitárias para a utilização segura da água.

Controle de Zoonoses:      

Visitação das grandes vias de circulação, visando o recolhimento dos animais de grande porte que possam oferecer risco de acidentes;

Plantão na Unidade de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses (UVACZ), durante todo o período carnavalesco, garantindo a vigilância dos animais envolvidos em casos de zoonoses.

 
 

Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST/Aids)

Durante a festa, serão distribuídos 800 mil preservativos masculinos, 15 mil preservativos femininos e 15 mil unidades de gel lubrificante. A população poderá realizar testagens para HIV e Sífilis nos polos da Praça do Arsenal e do Ibura, das 18h às 0h. O Polo Arsenal funcionará da quarta-feira (27) até a terça (5). O Polo Ibura funcionará de domingo (3) até a Quarta-feira de Cinzas (6). A estimativa é testar 100 foliões por noite em cada polo. Os resultados serão emitidos em 30 minutos e entregues aos usuários individualmente, mediante aconselhamento por profissional capacitado. 

 

Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde

O Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará a postos 24 horas por dia durante os dias da folia de Momo, com equipe de plantão para realizar o monitoramento e investigação de casos de doenças de interesse à saúde pública.

 

SAMU

            Durante todo o Carnaval, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) contará com um posto avançado na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife, próximo ao Museu Cais do Sertão, em frente ao Armazém 10, iniciando as atividades às 19h e encerrando sempre uma hora após o término das apresentações no palco principal.

            A equipe que atuará neste posto será composta por dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem, além de contar com o apoio de duas viaturas, sendo uma de suporte avançado e uma de suporte básico.

Durante todo o Carnaval, o Samu também disponibilizará cinco ambulâncias de suporte básico para os cinco Distritos Sanitários que terão polos de animação descentralizados. Nos dias de folia, a população ainda poderá acionar a assistência pré-hospitalar a qualquer momento pelo telefone 192.

 

Samu no Galo da Madrugada

 Durante o desfile do Galo da Madrugada, o Samu terá cinco postos montados em locais estratégicos do percurso do bloco, a partir das 8h até o término do desfile. Os postos estarão na Praça Sérgio Loreto, no Pátio do Carmo, na Avenida Dantas Barreto (em frente ao Edifício San Rafael), Rua do Sol (esquina com Matias de Albuquerque) e Rua 1º de Março (Policlínica Centro). Cada posto terá uma ambulância de suporte básico, três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem. Também estará de prontidão uma ambulância de suporte avançado.

 

Pontos de bases do Samu:

 

DATA

LOCAL

HORÁRIO

EQUIPAMENTO E EQUIPE

1 a 5/3

Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife. A base fica ao lado do Marco Zero, em frente ao Armazém 10

Vai funcionar das 19h até uma hora após o término das apresentações no palco principal

Uma ambulância de suporte básico e uma de suporte avançado (com equipamentos de UTI), com dois médicos, dois enfermeiros e dois técnicos de enfermagem.

Galo – Sábado dia 2/3

Praça Sérgio Loreto

Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Uma ambulância de suporte básico com três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.

Das 7h até o termino do desfile do Galo da Madrugada

Na Praça Sérgio Loreto, terá apoio de uma viatura de suporte avançado, com três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.

Pátio do Carmo

Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Uma ambulância de suporte básico com três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.

Avenida Dantas Barreto (em frente ao Edifício San Rafael)

Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Uma ambulância de suporte básico com três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.

Rua Matias de Albuquerque (calçada do Edifício Trianon)

Das 7h até 0h

Uma ambulância de suporte básico com três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.

Pracinha do Diário

Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Uma ambulância de suporte básico com três médicos, três enfermeiros e cinco técnicos de enfermagem.

Estação Central do Metrô, no bairro de São José

Das 7h até o término do desfile do Galo da Madrugada

Vai funcionar como heliponto

 

 

Saúde Mental, Álcool e outras Drogas

            A Gerência de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas executará a estratégia da Política de Redução de Danos no Consumo de Álcool, Fumo e Outras Drogas nos polos de Carnaval, com intervenções educativas e distribuição de insumos para os foliões. Mais de 70 agentes redutores de danos vão fazer abordagens, entrega de preservativos masculinos, camisinhas femininas e gel lubrificante, além de troca de garrafas de vidro por plásticas. Mais de 20 arte-educadores apresentarão esquetes teatrais sobre a política de redução de danos no consumo de álcool, fumo, crack e outras drogas.

   

DISTRIBUIÇÃO DE INSUMOS

 

DESCRIÇÃO

QUANTIDADE

Pulseira de identificação para crianças

5 mil

Porta-tudo

30 mil

Leque

30 mil

Água mineral (copo 200ml)

8 mil

Garrafa 

20 mil

 

 

ASSISTÊNCIA (ATENÇÃO À SAÚDE)

 

ESPECIALIDADE

LOCAL

ENDEREÇO

 

CLÍNICA MÉDICA

Policlínica Agamenon Magalhães

Av. Sul, s/n – Afogados (próximo ao Metrô – estação Largo da Paz)

Policlínica Dr. Amaury Coutinho

Rua Iguatu, s/n – Campina do Barreto

Policlínica Prof. Arnaldo Marques

Av. Dois Rios, s/n – Ibura

Policlínica Prof. Barros Lima

Av. Norte, 6465 – Casa Amarela

 

PARTO/MATERNIDADE

Maternidade Professor Bandeira Filho

Rua Londrina, s/n – Afogados

Maternidade e Policlínica Prof. Barros Lima

Av. Norte, 6465 – Casa Amarela

Policlínica e Maternidade Professor Arnaldo Marques

Av. Dois Rios, s/n – Ibura

Hospital da Mulher do Recife – Dra. Mercês Pontes Cunha

Rod BR-101, s/n - Curado

 

ODONTOLOGIA

Policlínica Agamenon Magalhães

Av. Sul, s/n – Afogados (próximo ao Metrô – estação Largo da Paz)

Policlínica Professor Arnaldo Marques

Av. Dois Rios, s/n – Ibura

Policlínica Professor Barros Lima

Av. Norte, 6465 – Casa Amarela

 

PEDIATRIA

Hospital Pediátrico Helena Moura

Rua Cônego Barata, s/n – Tamarineira

Hospital Pediátrico Maria Cravo Gama

Av. Recife, 810 - Estância

Policlínica Dr. Amaury Coutinho

Rua Iguatu, s/n – Campina do Barreto

Policlínica Professor Arnaldo Marques

Av. Dois  Rios, s/n – Ibura

Policlínica Professor Barros Lima

Av. Norte, 6465 – Casa Amarela

 

TRAUMATO-ORTOPEDIA

Policlínica Dr. Amaury Coutinho

Rua Iguatu, s/n – Campina do Barreto

SORO ANTIRRÁBICO

**sábado e domingo

8h às 12h

Maternidade e Policlínica Prof. Barros Lima

Av. Norte, 6465 – Casa Amarela

VACINA ANTIRRÁBICA

**sábado e domingo (doses subsequentes)

8h às 12h

Policlínica Lessa de Andrade

Estr. dos Remédios, 2416 - Madalena

PEQUENAS URGÊNCIAS

(tonturas, vômitos, dores abdominais, diarreia, febre, viroses, dores de ouvido, crises leves de asma, ferimentos superficiais, resfriados, gripes, dores no peito, manchas no corpo, dores de garganta)

Obs: somente para a população cadastrada (Estratégia de Saúde da Família)

USF Upinha 24h Prof. Dr. Moacyr

André Gomes (Morro da Conceição)

Avenida Norte, 5400, Casa Amarela, Recife-PE (Em frente à Praça do Trabalho)

USF Upinha 24h Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo)

Avenida da Recuperação, 6426, Córrego do Jenipapo

USF Upinha 24h Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro)

Rua Uriel de Holanda, S/N, Linha do Tiro

USF Upinha 24h Governador Eduardo Campos

(Bomba do Hemetério)

Rua Itabira, s/n, Bomba do Hemetério

 

VIOLÊNCIA CONTRA MULHER

Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência – Sony Santos (Hospital da Mulher do Recife)

BR-101, s/n - Curado

Maternidade Professor Bandeira Filho

Rua Londrina, s/n – Afogados

Maternidade e Policlínica Prof. Barros Lima

Av. Norte, 6465 – Casa Amarela

Policlínica Professor Arnaldo Marques

Av. Dois Rios, s/n – Ibura

 

DESINTOXICAÇÃO DE ÁLCOOL E OUTRAS DROGAS – UNIDADES DE SAÚDE DO RECIFE

LOCAL

ENDEREÇO

Policlínica Agamenon Magalhães

Av. Sul, s/n – Afogados (Próximo ao metrô / Estação Largo da Paz)

Policlínica Amaury Coutinho

Rua Iguatu, s/n – Campina do Barreto

Policlínica Profº Arnaldo Marques

Av. Dois Rios, s/n – Ibura

Policlínica Profº Barros Lima

Av. Norte, nº 6465 – Casa Amarela