Secretaria de Educação

NOTÍCIAS

Educação | 19.02.19 - 18h26

Prefeitura do Recife promove I Feira de Eletivas para alunos do integral

img_alt

Durante três dias, mais dois mil alunos terão apresentações sobre o conteúdo das aulas de robótica, brinquedos e brincadeiras, plantando ideias, entre outros. (Foto: Luciano Ferreira/PCR)

 

As escolas de Tempo Integral da rede municipal de ensino participam, até amanhã (20), da I Feira de Eletivas. O evento realizado pela Secretaria de Educação do Recife tem como objetivo trabalhar temas que envolvam os alunos de uma maneira lúdica e prazerosa, sem perder o foco do desenvolvimento pedagógico. Após a apresentação feita pelos professores, os alunos escolhem quais disciplinas eletivas querem cursar.

Mais de 150 alunos do 6° e 7° anos da Escola Municipal Luiz Vaz de Camões, no Ipsep, participaram desta experiência diferente na última segunda-feira, 18. Além das aulas tradicionais de Língua Portuguesa, Matemática, História e demais componentes curriculares, as escolas integrais também oferecem disciplinas nas mais diversas áreas do conhecimento, 6 no total, como: Robótica, Brinquedos e Brincadeiras, Plantando ideias; Luz, câmera, ação; Faça seu HQ e Contos de fadas.

Para Rogério Morais, diretor-executivo de Gestão Pedagógica o momento é de comemoração. “Este ano mais duas escolas passaram para o modelo de Integrais, totalizando 10 unidades ao todo, o que representa 30% dos alunos da rede. Estamos muito felizes, pois as eletivas é uma das principais frentes desse novo padrão, porque ela engaja o aluno e de certa forma é um reforço escolar”, assinalou Morais.

Para Janaina Guedes, coordenadora pedagógica da E.M. Luiz Vaz de Camões, a iniciativa vem reforçar o protagonismo do aluno, não só em sala de aula, mas também para a vida. “As eletivas proporcionam aos estudantes que eles escolham disciplinas que façam parte do projeto de vida deles. Nossa missão é mostrar aos alunos que existe aprendizagem em aulas de cinema, reciclagem, por exemplo. Nas aulas de hoje, puderam enxergar uma escola diferente, com novas possibilidades”, celebrou Janaina.

Nas aulas expositivas, foram apresentados aos alunos curiosidades do mundo da robótica, xadrez humano, plantação de árvore, teatro, entre outros. A aluna Emelli dos Santos, 16, 6º ano D, ficou encantada com tudo que viu. “Foi muito interessante o que aprendemos hoje. Achei interessante a aula Conto de Fadas, com a encenação da história de Cinderela, acho que poderia me ajudar com o português e história, mas o que mais despertou meu interesse foi a Robótica”, confidenciou.

O evento encerra amanhã (19) nas escolas Pedro Augusto (Boa Vista) Professor Nilo Pereira (Casa Amarela), Nadir Colaço (Macaxeira), Reitor João Alfredo (Ilha do Leite), Professor José da Costa Porto (Joana Bezerra) e Antônio Heráclio do Rego (Água Fria)Atualmente, 10 escolas de Anos Finais fazem parte do ensino integral da rede municipal de educação do Recife, 8 escolas com as turmas do 6° ao 9°, 1 com 6° e 7° e 2 com 6°, num total de 2.905 alunos.

Nos Anos Finais, Recife foi a capital que apresentou maior evolução percentual no país, com um crescimento de 17% (saltou de 3,5 para 4,1) no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Não coincidentemente, das quatro melhores escolas com desempenho de Anos Finais, que obtiveram uma média de 4,9 pontos (13% acima da meta estabelecida), três delas são de modelo de Educação em Tempo Integral: Pedro Augusto (Boa Vista), Nadir Colaço (Macaxeira) e Dom Bosco (Jardim São Paulo).