Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 19.02.20 - 15h28

Arruda na Folia – UPAE promove 1°Grito de Carnaval

img_alt

Pacientes e colaboradores cantaram e dançaram ao som das antigas marchinhas de carnaval e de frevos tradicionais (Foto: Cortesia)

 

O 1° Grito de Carnaval da UPAE do Arruda reuniu, nesta quarta-feira (19), funcionários e usuários da unidade em uma manhã animada com frevo, dança e um café da manhã saudável, com frutas variadas. “Além de um momento de integração, buscamos fazer com que o paciente sinta a unidade como um espaço de alegria, prazeroso, não só de tratamento de doença”, explicou a coordenadora geral, Adriana Bezerra.

A animação dos foliões deixou claro que o objetivo foi alcançado. Pacientes e colaboradores cantaram e dançaram ao som das antigas marchinhas de carnaval e de frevos tradicionais. A comemoração aconteceu na área externa da unidade, que foi decorada pelos próprios funcionários. O músico Paulo Lima deu o tom da festa. Funcionário público aposentado, ele se apresentou de graça. “Foi um prazer para mim”, afirmou.

Dona Maria Luiza, 68 anos, paciente da unidade há dois anos, mandou fazer uma roupa especialmente para o evento, vestido colorido e adereço de cabeça. “Não brinco Carnaval de rua, somente na minha casa. E é assim que me sinto aqui”, disse. Conduzidos pela fisioterapeuta da UPAE, Luciana Mergulhão, os pacientes brincaram o Carnaval formando trenzinhos e alternando com grandes rodas. Dona Terezinha, também 92 anos, também paciente da UPAE, carregou o estandarte com o nome da festa “Viva a Vida”.

Colaboradores da unidade também caíram na folia. Muitos vestiram fantasia para entrar ainda mais no clima. Com o sucesso da festa, a coordenação da UPAE prometeu repetir a dose no ano que vem.  

Unidade da Prefeitura do Recife, a UPAE do Arruda está sob administração do HCP Gestão, organização social de saúde do Hospital de Câncer de Pernambuco.