NOTÍCIAS

| 19.03.15 - 09h40

Reeducandas da Colônia Penal Bom Pastor recebem serviços de saúde

As reeducandas com idade entre 50 e 69 anos realizaram a mamografia, gratuitamente. (Foto: Cortesia)

A Secretaria de Saúde do Recife, em parceria com a Secretaria de Defesa Social (SDS), levou, nesta quarta-feira (18), o mamógrafo móvel para Colônia Penal Feminina Bom Pastor. As reeducandas com idade entre 50 e 69 anos realizaram a mamografia, gratuitamente. Numa ação, em homenagem ao mês da mulher, estão sendo ofertados, durante toda a semana, vários serviços de saúde, das 9h às 16h.

Além da mamografia, as reeducandas puderam realizar exames preventivos de citologia oncótica e testes rápidos de HIV e Sífilis. Profissionais de enfermagem, Agentes de Saúde Ambiental, professores de educação física e equipes de Saúde Bucal promovem a ação de saúde na Colônia.

Brivaldo Batista, supervisor de Saúde da Colônia Penal, explica que o mais importante na ação é a organização e o cuidado com a saúde das mulheres. “Elas serão atendidas em grupos pequenos, para que todas possam ser beneficiadas com os exames”, afirmou.

Agentes de saúde realizaram exames de aferição de pressão e índice glicêmico, com resultados imediatos. Também estão sendo promovidas palestras educativas sobre temas como alimentação saudável e saúde bucal. Equipes de Saúde Ambiental deram orientações sobre Dengue.

Segundo a agente de Saúde, Rosilene Lisboa, os resultados dos exames são entregues na hora, e, caso seja detectado algum caso que precise de encaminhamento médico, uma equipe da Polícia Civil será acionada para escoltar a reeducanda para a Unidade de Saúde mais próxima. No caso do exame de mamografia, os resultados serão encaminhados para a equipe de enfermagem da Colônia Penal, que fará os encaminhamentos necessários. A ação vai até esta sexta-feira (20).