Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Juventude e Políticas Sobre Drogas -SDSDHJPD

NOTÍCIAS

Juventude | 19.03.18 - 16h20

2ª Semana da Juventude do Recife vai discutir papel do jovem na cidade

Estão previstas mais de 30 atividades ao longo desta semana e da próxima, entre rodas de diálogo, oficinas de empregabilidade e lançamento do Guia de Políticas Públicas de Juventude do Recife.


Discutir perspectivas, pensar o futuro e dialogar sobre o presente. Estes pilares vão nortear a 2ª Semana da Juventude do Recife, que começa nesta terça-feira (20) e vai até o próximo dia 28. No evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife, está programada uma série de atividades com o intuito de refletir sobre a participação dos jovens na tomada de decisões dentro da sociedade, de mostrar o potencial da juventude enquanto agente de transformação social e de apontar a necessidade de elaborar políticas públicas para este segmento.

Rodas de diálogo, oficinas de grafitagem, atividades esportivas, culturais e políticas em todas as áreas da cidade serão as ferramentas utilizadas para discutir o papel da juventude nos tempos atuais. As ações estão sendo organizadas pela Secretaria Executiva de Juventude do Recife em parceria com outras secretarias municipais, coletivos, movimentos sociais e o Conselho Municipal de Políticas Públicas de Juventude do Recife.

A primeira atividade da Semana da Juventude é o Concerto para Juventude, que é uma aula-espetáculo da Orquestra Sinfônica do Recife, como parte do Projeto Concertos para Juventude. A partir das 10h desta terça (20), no Teatro de Santa Isabel, crianças e adolescentes previamente inscritos serão convidados a passear pelo universo da música erudita. O projeto é uma iniciativa do maestro Marlos Nobre, com realização da Prefeitura do Recife, por meio da Fundação de Cultura Cidade do Recife.

Já na tarde da quarta-feira (21), haverá um Mutirão da Juventude, onde os participantes poderão ter acesso a serviços da agência do trabalho, oficinas de empregabilidade, emissão de ID Jovem e serviços de saúde. O mutirão será das 14h às 16h, na Escola Estadual Tomé Gibson, na Guabiraba.

Ainda na quarta, que é o Dia Internacional de Eliminação da Discriminação Racial, a Secretaria Executiva de Juventude e a Gerência de Igualdade Racial do Recife promovem a ação Vidas Negras Importam: DHialogando Sobre o Racismo. Cerca de 50 alunos da rede estadual de ensino vão participar da roda de diálogo, a partir das 14h, no Centro Comunitário da Paz (Compaz) Ariano Suassuna, no Cordeiro.

Já na noite da quarta, das 18h30 às 22h, terão início os Fóruns Juventude Negra por Direitos, organizados pelo Grupo de Trabalho (GT) de Enfrentamento ao Genocídio da Juventude Negra, que envolve mais de dez secretarias da Prefeitura do Recife. Com o objetivo de realizar ações integradas de prevenção e enfrentamento ao aumento da violência contra jovens negros na capital pernambucana, a Prefeitura criou, em 2017, o GT, que tem foco nas comunidades Santa Luzia, Abençoada por Deus e Detran por causa do número expressivo de mortes de jovens negros nessas áreas. Durante a 2ª Semana da Juventude, o GT vai realizar fóruns em cada uma das comunidades para discutir com a população a criação do Plano de Promoção dos Direitos Humanos e do Enfrentamento ao genocídio da Juventude Negra do Recife. O primeiro fórum será na Escola Estadual da Iputinga, localizada na comunidade Novo Detran.

Outro destaque é uma edição especial do Olha! Recife para os jovens da Escola Estadual Sizenando Silveira, localizada em Santo Amaro, na quinta-feira (22), no Centro do Recife. Nos próximos dias, também será lançado o edital de um curso de extensão para 36 jovens, em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), com o objetivo de discutir o engajamento da juventude com foco na ação prática. O curso, intitulado "Participação: voz e ação", tem como proposta formar jovens lideranças, fortalecer a atuação dos jovens junto às comunidades no campo das políticas públicas de juventude e desenvolver metodologias participativas, que possam ser replicadas junto a outros jovens das comunidades envolvidas. As inscrições devem ser abertas até o fim deste mês.

A Semana da Juventude do Recife vai culminar com o lançamento do Guia de Políticas Públicas de Juventude do Recife, na próxima semana. O documento traz um mapeamento das ações, serviços, projetos, programas e políticas voltados aos jovens da cidade. A ideia é facilitar o acesso às informações e aos órgãos e equipamentos da Prefeitura do Recife.

 

Acesse a programação completa aqui.