Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 19.03.18 - 16h51

Teatrando! convida o público a passear pela história do Teatro de Santa Isabel

img_alt

Idealizado pela Prefeitura do Recife, o projeto oferece, até agosto, extenso calendário de atividades gratuitas, como o Proscenium!, espetáculo jogo que se passa dentro da história do teatro (Foto: Wesley D´Almeida/PCR)

 

No calendário cultural da cidade de tantas tradições, vocações e experimentações artísticas, a terça-feira será, a partir de agora, dia do Teatro de Santa Isabel. Até agosto, o Projeto Teatrando! irá oferecer, toda semana, sempre às terças, atividades gratuitas e diversificadas, como saraus, oficinas e jogos teatrais, convidando recifenses e visitantes a conhecer melhor um dos mais antigos e bonitos equipamentos do país.

Idealizada pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura e da Fundação de Cultura Cidade do Recife, a programação será executada pelo Instituto de Desenvolvimento e Gestão – IDG, com patrocínio do Santander através da Lei Rouanet, Lei Federal de Incentivo à Cultura (nº 8.313/91).

Amanhã (20), a partir das 15h, será encenado o espetáculo-jogo-passeio Proscenium!, ação de educação patrimonial, que se inspira nos jogos RPG para oferecer uma experiência imersiva e teatral pela história do teatro, desafiando os participantes a desvendarem desafios propostos entre encenações da história do Santa Isabel.

O elenco que conduz os participantes pela aventura teatro adentro é formado pelos atores Alexandre Sampaio, Bruna Luiza Barros, Douglas Duan, Ellis Regina, Kadydja Erlen, Luciana Lemos, Paulo de Pontes e Rafael Dyon. O roteiro é de Analice Croccia, Célio Pontes e Quiercles Santana e a direção geral leva as assinaturas dos dois últimos: Célio Pontes e Quiercles Santana.

O Proscenium! Será oferecido todas as terças, a partir das 15h. Para participar, é preciso fazer inscrição prévia, pelos telefones 3355-3323 ou 3355-3324.

Também às terças, a cada 15 dias, será realizado um sarau com 40 minutos de duração, cada vez numa locação diferente dentro do teatro, contemplando as mais diversas linguagens artísticas, como números circenses, canto coral, poesia e pequenos concertos musicais. Outra ação, batizada de Diálogos, promoverá encontros com especialistas para provocar reflexões sobre diversos aspectos da vida em sociedade.

O Projeto Teatrando! Programa Cultural e Educativo no Teatro do Santa Isabel, terá cinco meses de vigência, encerrando apenas em agosto, e integrará à agenda regular de espetáculos e atividades do Santa Isabel uma programação especialmente desenvolvida para democratizar e ampliar o acesso de diferentes perfis de público ao teatro.

 

Conheça mais sobre cada ação do projeto Teatrando!:

 

Saraus - Apresentações curtas, que possibilitam encontros entre o público e artistas de diversas linguagens, como circo, pequenos concertos, espetáculos de dança e coreografia, corais e recitais, entre outros. As sessões ocuparão espaços diversos do Teatro, não apenas o palco principal. 

Proscenium! Teatro Jogo – Uma experiência imersiva e sensorial, semelhante aos jogos de RPG. A ideia é que a gameficação do teatro provoque uma percepção nova da arte e do equipamento. A visita consiste num espetáculo-jogo-passeio pelas dependências do Teatro de Santa Isabel, enfatizando, para revelar a importância do teatro, bem como detalhes da arquitetura e história.

Oficinas - Oficinas de teatro e dança com instrutores locais e nacionais. Ações formativas em teatro, dança e mediação cultural, que visam despertar e/ou aprofundar conhecimentos que visam aproximar o público e o bem cultural.  

Diálogos – Encontros com convidados especiais que visam provocar reflexões sobre diversos aspectos da vida em sociedade, proporcionando debates sobre arte e cultura, ética e política, direitos humanos, entre outros temas.

 

PROGRAMAÇÃO DE MARÇO

Todas as terças de março, às 15h - Proscenium! Teatro Jogo

27/03 - Diálogos, às 19h, no Salão Nobre, e Sarau, às 20h

Telefone para informações e inscrições: 3355-3323 ou 33553324