Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 19.03.20 - 20h02

Inscrições para seleção de 194 profissionais de saúde vão até domingo (22)

Profissionais que atuarão no enfrentamento à Covid-19 podem se inscrever até o próximo domingo (22)

Como parte do Plano Municipal de Contingência Covid-19, a Prefeitura do Recife publica, nesta quinta-feira (19), decretos que autorizam a realização de duas seleções simplificadas para contratação temporária de 194 profissionais de saúde, sendo 15 médicos para a Atenção Básica e 179 profissionais para as UTIs e leitos de retaguarda para atenção aos pacientes com Covid-19. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas até o próximo domingo (22), de forma exclusivamente eletrônica. Os editais completos com todas informações serão disponibilizados no nosso portal e em uma edição extraordinária do Diário Oficial do Município.

As seleções da Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife e da Secretaria de Administração e Gestão de Pessoas (SADGP) serão realizadas em etapa única, através de avaliação curricular, com comprovação de títulos e experiência profissional. São 15 vagas para médicos da Atenção Básica e 179 profissionais para as UTIs e leitos de retaguarda para atenção aos pacientes com Covid-19, sendo 14 para médicos intensivistas, infectologistas e pneumologistas; 50 enfermeiros intensivistas; 100 técnicos de enfermagem e 15 fisioterapeutas respiratórios).

Para concorrer às vagas, os candidatos devem ter, no ato da inscrição, no máximo 59 anos e devem apresentar declaração de que não se encontram no grupo de risco da Covid-19. O processo seletivo reserva 10% das vagas para pessoas com deficiência, desde que sejam compatíveis com as funções pretendidas.

Os salários podem chegar a R$ 12.061,64, para médicos da Atenção Básica com carga horária de 40 horas, além das gratificações e adicional por desempenho. O contrato temporário será de um ano, podendo ser renovado por mais um, assim como também pode ser rescindido, a qualquer momento, de acordo com as necessidades da Prefeitura do Recife.

Os interessados em participar da seleção da Secretaria de Saúde do Recife devem preencher o formulário de inscrição e o caderno de apresentação de documentos disponíveis no edital e enviá-los por e-mail. O resultado final das seleções será divulgado no dia 26 de março, e a expectativa é que os profissionais comecem a trabalhar já em abril.   

Os profissionais vão trabalhar nas unidades da Atenção Primária à Saúde e nos novos leitos de UTI e de retaguarda para atendimento de pacientes infectados com o novo coronavírus. A criação de 400 novos leitos de UTI e 600 vagas de leitos de retaguarda em todo o Estado foram anunciadas pelo prefeito Geraldo Julio e pelo governador Paulo Câmara, nessa quarta-feira (18). Dessas vagas, 150 são da rede municipal e filantrópica do Recife, sendo 50 de UTI e 100 de leitos de retaguarda.

SUSPENSÃO DAS CIRURGIAS ELETIVAS - Para liberar o maior número possível de leitos para o tratamento dos pacientes infectados com o novo coronavírus, a Secretaria de Saúde (Sesau) do Recife vai cancelar cirurgias eletivas (procedimentos agendados previamente, que não precisam ser realizados em caráter de urgência) e vai suspender algumas consultas ambulatoriais, a partir de sexta-feira (20), para que os leitos estejam vazios, caso necessário.

A medida afetará o Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, no Curado, e também as unidades filantrópicas da rede, como o Hospital Evangélico, Hospital Maria Lucinda, Instituto Materno Infantil de Pernambuco e Santa Casa de Misericórdia (Hospital Santo Amaro). A Sesau também suspendeu parcialmente os atendimentos ambulatoriais de algumas unidades da rede própria, entre elas a Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPAE) Arruda e o HMR, e da rede complementar. Já as consultas nas Unidades de Saúde da Família (USF/Upinhas), Centros de Saúde e policlínicas continuarão sendo realizadas normalmente.

Confira aqui os editais das seleções:

SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE 15 MÉDICOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

ERRATA - SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE 15 MÉDICOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE

SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE 179 PROFISSIONAIS DE SAÚDE

ERRATA - SELEÇÃO SIMPLIFICADA PARA CONTRATAÇÃO DE 179 PROFISSIONAIS DE SAÚDE