Gabinete de Imprensa

NOTÍCIAS

Planejamento e Gestão | 19.04.18 - 18h00

PCR divulga o que abre e fecha neste feriado de Tiradentes (21)

 

Quem quiser aproveitar o feriado de Tiradentes no próximo sábado (21) para passear pela cidade, a Prefeitura do Recife montou programações culturais em vários pontos da capital. 
 
Em homenagem ao dia do Choro, o Paço do Frevo preparou uma agenda especial para este sábado (21). A partir das 16h, o Sábado no Paço Especial: Do Choro ao Frevo celebra a obra do mestre Jacob do Bandolim, que teria completado 100 anos em 14 de fevereiro de 2018.
 
Tanto no feriado, quanto no domingo, o Museu da Cidade do Recife estará de portas abertas, com a exposição Cinco Pontas. A mostra celebra a indicação do forte recifense a patrimônio da Unesco e reúne achados arqueológicos, pinturas e documentos até então inéditos para o público, que comprovam a importância da edificação em diversos momentos históricos da capital pernambucana. Com entrada gratuita, o horário de visitação é das 9h às 17h.
 
O Jardim Botânico do Recife (JBR), na Zona Oeste, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, funcionam normalmente neste sábado (21). Arte-educadores realizarão atividades educativas e lúdicas com temática ambiental nos dois espaços públicos, vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA).
 
Em função do feriado de Tiradentes coincidir com o sábado, muitos serviços da administração municipal já não teriam funcionamento. 
 
Confira o funcionamento dos serviços da Prefeitura do Recife no feriado de Tiradentes (21):
 
POSTOS DE ATENDIMENTO AO CONTRIBUINTE - Nos dois postos de atendimento aos contribuintes, localizados no Expresso Cidadão do Rio Mar e do Cordeiro, não haverá expediente no feriado de Tiradentes (21). Informações sobre IPTU, ISS e taxas referentes à Prefeitura do Recife podem ser obtidas no Portal de Finanças http://portalfinancas.recife.pe.gov.br/.
 
TURISMO E LAZER - No feriado de Tiradentes, os parques da Macaxeira e Santana abrem diariamente ao público, das 5h30 às 22h. 
 
COMPAZ - As duas unidades do Compaz fecham neste sábado (21) e retornam normalmente no domingo (22). 
 
CULTURA - No feriado de Tiradentes, os equipamentos culturais geridos pela Secretaria de Cultura e Fundação de Cultura Cidade do Recife irão garantir programação diversificada e gratuita para públicos de todas as idades.
 
O evento Sábado no Paço Especial: Do Choro ao Frevo, que acontece no Paço do Frevo, contará com apresentação do Quinteto Chorado, composto por Marco Cesar (bandolim e direção), Ginga (violão 7 cordas), João Paulo Albertim (cavaquinho), João Vitor (pandeiro) e Moacir Oliveira (percussão). Além do quinteto, os convidados do show serão Alexandre Milton, Moema Macêdo, Rafael Marques e Betto do Bandolim. No sábado e no domingo, o horário de visitação do acervo do Paço é das 14h às 18h.
 
No Parque Dona Lindu, além da brincadeira para a criançada e do lazer até para os pets, dá para acrescentar uma exposição de artes visuais à programação do fim de semana. Na Galeria Janete Costa, a exposição Cativa [A natureza da natureza, da artista Flora Assumpção, é um convite para a reflexão sobre a relação do homem com o meio ambiente, criando dentro da galeria um impressionante ecossistema de geometrias feitas de refugo industrial que evocam formas de vida. A galeria estará aberta no domingo, das 15h às 19h. A mostra é gratuita.
 
No domingo (22), às 11h, o Sítio Trindade recebe a terceira edição do Medita na Rua, encontro global de meditação. A ideia é realizar uma onda de silêncio de 20 minutos em locais públicos, inspirando mais pessoas a experimentar a paz e a união por meio da meditação.
 
MEIO AMBIENTE - O Jardim Botânico do Recife (JBR), na Zona Oeste, e o Econúcleo Jaqueira, na Zona Norte, funcionam normalmente neste sábado (21).  Arte-educadores realizarão atividades educativas e lúdicas com temática ambiental nos dois espaços públicos, vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (SDSMA).
 
O Jardim Botânico do Recife, localizado no Curado, abre das 9h às 15h30. No feriado, a programação de arte-educação começa às 9h e contará com trilha monitorada, histórias cantaroladas e diversas brincadeiras. O público ainda poderá conferir todos os sete jardins temáticos: Cactos, Bromélias, Orquídeas, Palmeiras, Plantas Medicinais, Sensorial e Plantas Tropicais. O acesso é gratuito
 
Já no Parque da Jaqueira, o Econúcleo terá atividades das 9h às 17h, sem intervalo para almoço. A criançada vai aprender brincando sobre a importância da preservação ambiental. Estão previstas trilha ambiental, sala de jogos digitais, oficina de percussão corporal, embolada da Coleta Seletiva, contação de história e vivência ambiental.
 
PROCON - A sede e os postos avançados do Procon Recife no Compaz Governador Eduardo Campos e no Compaz Ariano Suassuna fecham no feriado e reabrem na segunda (23).
 
MULHER - Os equipamentos da Secretaria da Mulher do Recife - Centro Municipal Júlia Santiago e o Centro de Referência Clarice Lispector - estarão fechados no sábado (21) e as atividades retornam na segunda (23). No entanto, o “Liga, Mulher”, disk-orientação do Clarice, funcionará em esquema de plantão, das 7h às 19h. O telefone do “Liga, Mulher” é o 0800 2810107. 
 
TRÂNSITO - Os serviços de monitoramento de tráfego e de fiscalização, prestados pelos agentes e orientadores de trânsito, assim como o teleatendimento 24 horas da Autarquia, funcionarão normalmente durante o feriado. Os cidadãos podem acionar a CTTU através do teleatendimento 24h: 0800.081.1078.
 
MERCADOS E FEIRAS – A Autarquia de Serviços Urbanos do Recife (Csurb) informa que os mercados públicos e Feiras Novas da cidade funcionam normalmente no sábado (21), das 6h às 18h.
 
SAÚDE - Neste sábado (21), as quatro Upinhas 24h – Governador Eduardo Campos (Bomba do Hemetério), Dr. Moacyr André Gomes (Morro da Conceição), Prof. Dr. Hélio Mendonça (Córrego do Jenipapo) e Profª Dra. Fernanda Wanderley (Linha do Tiro) – estarão abertas 24 horas para as pequenas urgências das áreas cadastradas. Já as demais Unidades de Saúde da Família (USF), incluindo as Upinhas Dia, e Unidades Básicas Tradicionais estarão fechadas, voltando a funcionar na segunda-feira (23).

O atendimento no Hospital da Mulher do Recife (HMR) Dra. Mercês Pontes Cunha, localizado no bairro do Curado, será normal durante o feriado para a realização de partos regulados, ou seja, por encaminhamento pelo Sistema de Regulação do Recife (Sisreg). O Centro de Atenção à Mulher Vítima de Violência Sony Santos do HMR funcionará normalmente, 24h, com atendimento multidisciplinar.
As maternidades municipais Professor Barros Lima (Casa Amarela), Professor Bandeira Filho (Afogados) e Professor Arnaldo Marques (Ibura) também funcionam, 24h, além de disponibilizar atendimento 24h multidisciplinar às mulheres vítimas de violência. Os serviços de urgência e emergência nas Policlínicas Amaury Coutinho (Campina do Barreto), Agamenon Magalhães (Afogados), Policlínica Professor Barros Lima (Casa Amarela), Policlínica Professor Arnaldo Marques (Ibura) e no Hospital Pediátrico Helena Moura (Tamarineira) também estarão funcionando.
Para vacinação antirrábica, a Policlínica Professor Barros Lima, funcionará 24h, durante o feriado, com demanda espontânea. A Policlínica Lessa de Andrade (Madalena) funcionará das 8h às 12h, para os pacientes que estão em tratamento.

O Centro de Vigilância Ambiental e Controle de Zoonoses do Recife terá plantão para o atendimento a chamados de animais soltos na rua, que causem risco à saúde pública, podendo ser acionado das 8h às 17h por meio dos números 3355-7704 e 3355-7705.

O Centro de Informações Estratégicas e Respostas de Vigilância em Saúde (Cievs) estará à disposição, 24h, para identificar portadores de doenças que ofereçam risco de ocasionar surtos como influenza, disfunções diarreicas e meningite, principalmente. O serviço de captação e resposta aos surtos epidemias poderá ser acionado por meio dos números 99488-6375 e 0800-201.2120. As notificações são realizadas pelas unidades de saúde. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - SAMU 192 funcionará normalmente.


ASSISTÊNCIA SOCIAL - Não funcionarão os serviços da Assistência Social, entre os quais CRAS, CREAS, Centros de Referência Especializados para População em Situação de Rua (Centros POP) e Central de Atendimento do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e o Bolsa Família. A exceção são as casas de acolhimento institucional, que funcionarão normalmente. 
 
DIREITOS HUMANOS - O Projeto Praia sem Barreiras oferecerá banho de mar assistido às pessoas com deficiência que forem à Praia de Boa Viagem na sexta (20), no sábado (21) e no domingo (22), das 8h às 13h. 
 
Além das cadeiras anfíbias utilizadas para o banho de mar, haverá também piscina para crianças com deficiência na arena do projeto, localizada na altura da Rua Bruno Veloso, do posto 7. O Praia sem Barreiras integra o programa Turismo Acessível, da Empetur, que é executado na capital pernambucana pela PCR, em parceria com a Uninassau.

 

ASSUNTOS: