Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos

NOTÍCIAS

Assistência Social | 19.04.18 - 17h19

Prefeitura do Recife participa de encontro dos Serviços de Convivência em Ipojuca

img_alt

Dez profissionais e dois participantes do SCFV da capital pernambucana estiveram no 2º Encontro Regional dos SCFV da RMR. (Foto: Cortesia)

 

Cerca de 150 educadores sociais, coordenadores e participantes dos Serviços de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) dos 15 municípios da Região Metropolitana do Recife (RMR) e três representantes do Governo de Pernambuco participaram, nessa quarta-feira (18), em Ipojuca, do 2º Encontro Regional dos SCFV da RMR. O evento aconteceu durante todo o dia no Prodigy Beach Resort, em Porto de Galinhas, e contou com a presença de dez profissionais e dois participantes do SCFV da capital pernambucana, vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Social, Juventude, Políticas sobre Drogas e Direitos Humanos da Prefeitura do Recife.

A abertura do encontrou contou com apresentações culturais de grupos de idosos e crianças atendidos no SCFV de Ipojuca, seguida de oficinas temáticas e debates. Um dos pontos altos do evento foi a apresentação da Sistematização das Realidades do SCFV em todos os 15 municípios, que foi comandada por Edson Lima, chefe da Divisão do SCFV na Prefeitura do Recife. Ele falou dos principais desafios, avanços e metas dos municípios metropolitanos em relação ao SCFV. “Estamos todos aqui para trabalhar pelo fortalecimento do SCFV, pela ampliação constante do número de pessoas atendidas. Essa troca de experiências entre os municípios ajuda a qualificar o nosso trabalho”, disse. 

À tarde, os 150 presentes foram divididos em cinco grupos temáticos. O educador social do SCFV do Recife, Saint Claer, que atua como facilitador na sede da Associação Atlética Banco do Brasil (AABB), no bairro dos Aflitos, coordenou uma oficina que discutiu o atendimento dos participantes do SCFV que são usuários de drogas. “Esse encontro nos proporcionou um momento muito importante de construção, reflexão e fortalecimento dos SCVF em toda RMR”, avaliou Saint Claer.

Um dos adolescentes participantes do SCFV do Recife que esteve no encontro foi Carlos Eduardo Ribeiro, de 12 anos, que mora em Dois Irmãos e treina futsal na AABB, além de participar das convivências sociais que acontecem nessa unidade. “Gosto muito de jogar futsal, pois fiz muitos amigos na AABB e ainda melhorei na escola”, contou o estudante. 

No encerramento do evento, as crianças atendidas pelo SCFV das 15 cidades fizeram cartazes com os resultados da oficina “Estratégias de trabalho com crianças e adolescentes”. O próximo encontro dos participantes do SCFV vai acontecer em novembro deste ano, no município de Igarassu. O tema será “Negritude e consciência urbana”.

O SCFV atua em três eixos: convivência social, direito de ser e participação. São oferecidas atividades esportivas, palestras, danças contemporâneas, artes, visitas a pontos turísticos e museus, entre outras ações de integração e promoção da autoestima; tudo sob supervisão e acompanhamento de cerca de 30 profissionais, entre técnicos, educadores e orientadores sociais.

O SCFV do Recife atende mais de 1.500 pessoas, sendo 1.180 crianças e jovens, além de 350 idosos. O público-alvo do SCFV são pessoas em condições sociais, educacionais e econômicas vulneráveis, incluindo alguns jovens cumprindo medidas socioeducativas, em situação de acolhimento ou com defasagem escolar superior a dois anos. O principal objetivo da Prefeitura com essas ações é buscar o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários dessas pessoas, através de práticas e vivências que estimulem o aprendizado e o respeito ao próximo.