Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 19.05.17 - 22h32

52 residentes concluem sua formação

img_alt

Solenidade do Programa de Residência em Saúde do Recife foi marcada por esperança no SUS. (Foto: Lu Streithorst/PCR)


Emoção e declarações de compromisso com o futuro do Sistema único de Saúde (SUS) marcaram, nesta sexta-feira (19), a solenidade realizada pela Secretaria de Saúde do Recife para a conclusão dos Programas de Residência em Saúde da capital. O evento aconteceu no auditório do Banco Central e contou com uma turma de 52 residentes, que participaram de nove programas municipais. O secretário Jailson Correia ressaltou que é preciso criar uma ‘trincheira de resistência” para melhorar o sistema, que é “ainda jovem”.  “No dia em que todos olharem para o SUS como sendo algo seu, teremos chegado ao ideal”, disse. “Temos de melhorar o que é uma das maiores conquistas sociais deste país”, afirmou.

O presidente do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe), André Dubeux, por sua vez, falou sobre a importância da ética na área de saúde e da necessidade de “conversar com os pacientes, fazer da linguagem algo rotineiro”. “O SUS é viável”, concluiu.

O número de residências em saúde oferecidas pela Secretaria de Saúde do Recife aumentou de duas vagas, em 2010, para 81, em 2016, nas áreas de Residência em Medicina de Família e Comunidade, Medicina Médica em Psiquiatria, Enfermagem em Atendimento Pré-Hospitalar, Enfermagem em Obstetrícia, Odontologia em Saúde Coletiva, Multiprofissional na Rede de Atenção Psicossocial, Vigilância em Saúde e Multiprofissional em Saúde Coletiva. Em 2016, foram inseridos no campo de prática do Recife 152 residentes dos Programas de Residência Municipal, e 410 de outras instituições de ensino superior, no total de 562.