Secretaria de Saúde

NOTÍCIAS

Saúde | 19.05.17 - 15h34

Leite materno: a solidariedade começa cedo

img_alt

No Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano, a Maternidade Bandeira Filho, no Recife, recebe doação de vidros coletados por estudantes. (Foto: Cortesia)

 

A Secretaria de Saúde do Recife, por meio do Programa Municipal de Aleitamento Materno, comemorou nesta sexta-feira (19) o Dia Nacional e Mundial de Doação de Leite Humano. A Maternidade Bandeira Filho, em Afogados, recebeu alunos da Escola de Referência em Ensino Médio Amauri de Medeiros para uma palestra sobre o tema.

Os estudantes estavam acompanhados do professor de Direitos Humanos Sandro Elói, que os incentivou durante as últimas semanas a juntar vidros para o armazenamento de leite materno, com tampa rosqueável de plástico. “Sempre faço campanhas solidárias. Neste ano, pedi que eles participassem desse esforço para aprenderem um pouco mais sobre voluntariado”, disse. Lucas Gomes, 16 anos, e Erika Bezerra, 15, gostaram. “Nunca tinha entrado numa maternidade. Achei tudo interessante”, afirmou o rapaz, que teve a fala completada por Erika: “Eu não participei da coleta dos vidros, mas no ano que vem, se tiver, irei sem falta”.

A visita escolar foi o desfecho de uma semana dedicada à amamentação. Profissionais da Bandeira Filho estiveram em várias outras unidades de Saúde, dando palestras e conversando com gestantes e mães de recém-nascidos. “Nosso banco nunca falta leite materno, embora tenha havido uma redução em nível nacional. Aliás, muitas vezes, dentro de uma rede solidária da qual fazemos parte, até doamos para outras unidades”, disse Tereza Freire, coordenadora do Banco de Leite Humano da maternidade.

A maternidade em Afogados recebeu a certificação Ouro concedida pela Rede Global de Bancos de Leite Humano. No local, trabalham 11 profissionais. Quem quiser doar leite humano na Bandeira Filho, deve entrar em contato pelo telefone (81) 3355-2235. A campanha de arrecadação de potes para o banco de leite também funciona o ano todo.

  

Banco de Leite da Maternidade Bandeira Filho

 

Atendimento individual mensal: 300

Número mensal de doadoras: 9

Volume mensal coletado: 6 Litros

Volume mensal de leite utilizado: 5 Litros

Volume mensal de leite pasteurizado: 12 Litros