Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 19.05.18 - 12h09

Teatro de Santa Isabel comemora 168 anos com casa lotada

Celebração aos 168 anos do teatro foi marcada pela forte presença do público e apresentação eclética da Banda Sinfônica do Recife

 

O Teatro de Santa Isabel esteve lotado por um público vibrante e emocionado na noite desta sexta-feira (18). O equipamento, considerado um dos 14 teatros-monumento do País, completou 168 anos de história, celebrando a data com um belo concerto, gratuito e aberto ao público, da Banda Sinfônica do Recife, oferecido pela Prefeitura do Recife.

Na ocasião, a secretária de Cultura do Recife, Leda Alves, e o Presidente da Fundação de Cultura Cidade do Recife, Diego Rocha, abriram a festividade saudando o público e a história de um dos mais antigos e bonitos equipamentos culturais do país, e depois cantaram parabéns, junto ao Gerente Geral do teatro, Romildo Moreira, antes de entregar o palco à Banda Sinfônica.

O Teatro de Santa Isabel foi campo de batalhas políticas que marcaram a história do Brasil, ele passou pela Revolução Praieira e Campanha Abolicionista. Trata-se de um teatro de excelência, onde espetáculos já consagrados são apresentados”, exaltou Leda Alves ao público presente.

Sob a regência do Maestro Néneu Liberalquino, a Banda Sinfônica do Recife iniciou a apresentação executando Bolero, de Maurice Ravel. O público pode apreciar ainda as pernambucanas Leão do Norte (Lenine) e Praieira (Chico Science). E na sequência: Wave (Tom Jobim), um medley com canções de Luiz Gonzaga, Funk Attack, de Otto M. Schwarz, mais um medley de trilhas de John Williams, outro medley de trilhas dos filmes de James Bond e, para finalizar, Duda no Frevo (Senô).

Visitantes contumazes do teatro e seus novos públicos se encantaram com a apresentação. A estudante Débora Cavalcante, 22 anos, começou a frequentar o Teatro de Santa Isabel no ano passado e agora não quer mais deixar de ir ao lugar. “Um amigo comentou sobre os concertos gratuitos, comecei a frequentar e gostei muito. A seleção de músicas da Banda é eclética, para vários gostos. Além disso, o teatro é belíssimo”, comentou.

A professora de matemática Lourdes Feitosa, 42 anos, já frequenta o equipamento há 18 anos e foi celebrar o aniversário do teatro junto ao marido e às duas filhas: “A noite foi linda. Nós adoramos música, então costumamos vir ao teatro sempre. A acústica é perfeita e nós conseguimos perceber o empenho das pessoas que trabalham aqui.”

Para o músico Adilson da Silva, 45 anos, frequentador do teatro há 30 anos, o ambiente é muito agradável e, mais que isso, retrata bem o cenário musical da cidade e do país. “A apresentação da Banda Sinfônica foi excelente, assim como outros concertos que ocorrem aqui. Acompanho as produções de música sinfônica e vejo a importância do Santa Isabel nesse contexto.

Programação - Atualmente, além de receber espetáculos de teatro, dança, música e ópera, com produções locais, nacionais e internacionais, o Teatro de Santa Isabel também sedia concertos mensais da Orquestra Sinfônica do Recife, a mais antiga em funcionamento do país, e da Banda Sinfônica do Recife, além de oferecer visitas guiadas às terças-feiras para escolas, com prévio agendamento, e, aos domingos, para o público em geral.

Às terças, a história do Santa Isabel é contada pelo projeto Teatrando!, de educação patrimonial, que coloca atores para conduzir o público pelas instalações e acontecimentos do teatro, numa visita gratuita que mistura história, teatro de jogo. O projeto também oferece saraus e Diálogos, celebrando a cultura, a produção teatral e seus públicos. Informações e inscrições: 3355-3323 ou 3355-3324.