NOTÍCIAS

Juventude | 19.06.15 - 09h52

Alunos dos cursos profissionalizantes expõem trabalhos em cerimônia de formatura

Evento, que acontece nesta sexta-feira (19), no Centro de Convenções, contará também com a entrega dos certificados dos 2.545 concluintes

 

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Juventude e Qualificação Profissional, realiza, nesta sexta-feira (19), o encerramento do semestre letivo da rede profissionalizante. Além da entrega dos certificados para os mais de 2.500 concluintes, o evento contará com uma feira onde serão expostos e comercializados os trabalhos produzidos pelos alunos durante os cursos. A programação começa às 14h, no Centro de Convenções.

A rede profissionalizante do Recife é formada por 17 escolas que oferecem, a cada semestre, cerca de 4 mil vagas para 50 cursos gratuitos. As aulas têm três meses de duração. Neste semestre, a taxa de evasão foi reduzida de 60% para 35%, em comparação com o semestre 2014.2. "É muito estimulante ver que, em um momento de crise e aumento do desemprego, as pessoas estão em busca de qualificação", comemorou o secretário de Juventude e Qualificação Profissional, Jayme Asfora.

Para o gestor, os investimentos em reparos nas escolas, aquisição de materiais didáticos e de apoio para os cursos, além da capacitação dos professores e reformulação pedagógica dos currículos estimularam os alunos a concluírem os cursos. "A Prefeitura está fazendo sua parte para dar mais oportunidades para as pessoas que querem, efetivamente, trabalhar. A qualificação é o caminho mais eficaz para quem quer conquistar ou se manter em um emprego", afirma o secretário.

No evento de encerramento, serão expostos trabalhos de diversos cursos, como artes, cabeleireiro, corte e costura, confeitaria, culinária, doces e salgados, entre outros. Os alunos do curso de cuidador de idosos farão aferição de pressão e darão dicas de saúde. Quem estiver pelo local também poderá se inscrever no Sistema Nacional de Empregos para vagas do mercado de trabalho. Para isso, é necessária a apresentação da carteira de trabalho.

 

Serviço: 

Pauta: Formatura dos cursos profissionalizantes do Recife

Data: Sexta-feira, 19 de junho

Hora: Das 14h às 18h

Local: Teatro Guararapes, Centro de Convenções de Pernambuco