Secretaria de Cultura

NOTÍCIAS

Cultura | 19.06.17 - 16h39

Aula de cultura para jovens no Teatro de Santa Isabel

img_alt

Amanhã (20), a partir das 10h, a Orquestra Sinfônica do Recife vai dar uma aula prática de música erudita para estudantes no Teatro de Santa Isabel. A apresentação é gratuita (Foto: Daniel Tavares/PCR)

 

Nesta terça-feira (20), o Teatro de Santa Isabel, patrimônio histórico da cultura brasileira, vai virar sala de aula. A partir das 10h, será realizada mais uma edição do projeto Concertos para Juventude, ação de formação de plateias para a música erudita, oferecida aos estudantes e jovens da cidade e da Região Metropolitana pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Cultura.

A iniciativa e coordenação do projeto é do maestro titular da Orquestra Sinfônica do Recife, Marlos Nobre. Todos os meses, a aula prática acontece na véspera do concerto oficial da orquestra.
Na aula deste mês, os jovens poderão conhecer um pouco mais sobre duas grandes obras: a Sinfonia 41 e Júpiter, ambas do compositor e pianista austríaco, Mozart. Será executada também a clássica abertura fantasia de Romeu e Julieta, do compositor russo Tchaikovsky.

Entre uma peça e outra, o maestro fala sobre compositores e seus grandes feitos, além de passagens e curiosidades sobre a vida e a época em que cada um deles viveu. Para muitos dos jovens que participam do projeto, os concertos oferecem não só a oportunidade de ver pela primeira vez uma orquestra tocar, mas também de conhecer o Teatro de Santa Isabel, eleito pela segunda vez o melhor teatro do Brasil, pelo Cenym 2016.

Escolas interessadas em participar dos Concertos para a Juventude podem realizar o agendamento pelo telefone: 3355-3323.

CONCERTO OFICIAL ­– Na quarta-feira (21), às 20h, a Orquestra Sinfônica do Recife, a mais antiga em atividade ininterrupta do país, volta a subir ao palco do Santa Isabel para realizar o quarto concerto oficial de 2017. A apresentação é gratuita e aberta ao público. O repertório será o mesmo tocado para os estudantes. Para assistir, basta retirar o ingresso no teatro uma hora antes da apresentação.