Fundação de Cultura Cidade do Recife

NOTÍCIAS

Cultura | 19.06.18 - 18h34

Sítio Trindade recebe 12ª Exposição da Culinária Afro-Brasileira

img_alt

Dez expositores servirão comidas de santo nesta quarta-feira (20), em reverência à religião e à gastronomia de matriz africana, pilares da identidade cultural brasileira. (Foto: Andréa Rêgo Barros/Arquivo PCR)

 

Amanhã (20), São João e Xangô se encontram na programação do Sítio Trindade. Além de receber o 34º Concurso de Quadrilhas Juninas Adultas e cortejos de forró comandados por trios pé-de-serra, o maior arraial da capital será cenário para uma saborosa celebração às religiões e à gastronomia de matriz africana.Das 18h às 22h, a fartura dos terreiros de candomblé toma conta do Sítio na 12ª edição da tradicional Exposição da Culinária Afro-Brasileira.
 
Dez expositores, mestres da tradição afro-brasileira, levarão à praça o costume de casa de celebrar os orixás com reforçados e bem servidos pratos à base de milho, massa de mandioca, quiabo, farinha e camarão. Dessa mistura, serão servidos preparos como o gbègìrì e o amalá, comidas prediletas do Rei Xangô, orixá da justiça e do fogo, considerado o rei dos reis. Haverá degustação gratuita dos pratos, acompanhada por cânticos, danças e celebrações do povo de terreiro.
 
A mostra, que integra o Ciclo Junino 2018 da Prefeitura do Recife, é uma iniciativa do Núcleo da Cultura Afro-Brasileira, com produção e execução do Terreiro Ilé Àse Egbé Awo, sob responsabilidade de Mãe Elza de Iemanjá. 
 
Confira a programação:
 
18h – Celebração aos ancestrais – Àdúrà (reza) e início do Sirè-Orin Òrìsà, Vodun, Nkise (cânticos) à Divindade ÈSÚ
19h – Início da degustação – Continuação do Sirè (cânticos) – Grande Roda
20h30 – Celebração à Divindade Sàngó – Todos dançam e cantam ao redor da Fogueira (Elemento Fogo – SAGRADO)
21h – Entrega do Prêmio – ÌYÁBÀSÉ 2018
22h – Encerramento do Sirè
 
Serviço
 12ª Exposição da Culinária Afro-Brasileira
Quando: 20 de junho
Onde: Sítio Trindade
Horário: 18h às 22h
Entrada franca